sexta-feira, 30 de julho de 2010

PONTO DE CULTURA CAJUPIRANGA - OFICINA DE FLAUTA ENTRA EM FASE FINAL

Alunos assistem aulas teóricas e práticas

A Oficina de Iniciação Musical promovida pelo Ponto de Cultura Cajupiranga está chegando ao final. As aulas tiveram início em maio e deverão terminar na primeira quinzena de agosto.

A referida oficina faz parte do projeto original do Ponto de Cultura, que, dentre os objetivos traçados, inclui a criação de meios que dêem acesso às crianças e jovens de São José de Mipibu ao universo da música.

O objetivo desenvolvido na oficina é a iniciação musical com os instrumentos Flauta Doce Germânica e Pífano Artesanal, proporcionando aos alunos uma compreensão sistemática e elaborada da música, ainda que entendido como de iniciação musical, mas que seja de forma criativa.


Através dos instrumentos flauta doce e pífano artesanal os alunos estão tendo contato com as sonoridades e execução dos mesmos.

Especificamente a oficina tem como meta possibilitar o contato com a sonoridade da Flauta Doce e suas várias tendências de gêneros e estilos, como também a confecção e o contato com o Pífano Artesanal e sua aplicação (Banda de Pífanos e Caboclinhos.)

Além do que já foi exposto a oficina conta ainda com o seguinte Conteúdo Programático:

Montagem, Afinação e Postura;
Noções básicas da Música Caligrafia Musical;
Demonstração dos vários modelos de flautas;
Como tocar, Sua Sonoridade;
Sonoridade, afinação, embocadura, respiração, emissão do som (Estacato: simples, duplo e triplo);
Extensão do instrumento ( médio e agudo ) Dedilhado: Mão esquerda e mão direita;
Prática de conjunto e preparação de repertório Manutenção e Limpeza.


As aulas ministradas nesta oficina estão sob a responsabilidade do professor Carlos Alberto de Freitas (Carlos Zens), renomado cantor, compositor, instrumentista, flautista e arranjador.

Carlos Zens foi criado no bairro Rocas, em Natal, estudou música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bacharelou-se pelo Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual Paulista). Toca vários instrumentos de sopro, dentre eles, sax soprano, flautim e pífaro, sendo flautista da Banda Sinfônica de Natal.

Prof. Carlos Zens

Assim que for concluída a oficina, o Ponto de Cultura Cajupiranga realizará uma apresentação pública com os oficinandos, onde serão apresentadas todas as peças desenvolvidas durante o período de aprendizado.

Quando tivermos a data definida, estaremos divulgando todos os detalhes deste evento de encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário