quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

70 ANOS DO POÇO CANDEIAS-01 - O INÍCIO DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO BRASIL

Presidente Sérgio Gabrielli com uma amostra de óleo do poço

O potencial de Exploração e Produção do Brasil é resultado de uma trajetória de 70 anos, iniciada na Bahia, em 14 de dezembro de 1941, quando entrou em operação o poço Candeias -1, primeiro do País com produção comercial de petróleo. A data foi lembrada em cerimônia realizada nesta segunda-feira (19/12), ao lado do poço Candeias-1, no município de São Francisco do Conde, com a presença do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e do gerente executivo de Exploração e Produção no Norte-Nordeste, Christovam Sanches, representando o Diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella.

No evento, foi lançado selo personalizado e carimbo comemorativo em alusão aos 70 anos da exploração comercial de petróleo no Brasil pelo diretor regional dos Correios na Bahia, Cláudio Moras Garcia, e também descerrada placa comemorativa dos 70 anos. Além disto, o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Frederico Mendonça, assinou notificação de tombamento do poço Candeias-1 como patrimônio cultural do estado. A iniciativa representa uma das etapas para o tombamento efetivo do poço.



HISTÓRIA


Apesar da descoberta do petróleo no Brasil ter ocorrido em 21 de janeiro de 1939, no subúrbio de Lobato, em Salvador, a produção só se revelou economicamente viável dois anos depois, em 14 de dezembro de 1941, com Candeias-1. O poço, que em 1941 estava situado em território de Candeias, atualmente, com a divisão e nova demarcação dos municípios, encontra-se no município de São Francisco do Conde, no Recôncavo baiano.

A primeira extração de óleo no subsolo brasileiro, em Lobato, aconteceu após longos 20 anos de esforço sistemático do país em pesquisa. Ali, a 210 metros de profundidade, uma sonda rotatória Calyx Davis alcançou a camada de rocha arenosa com óleo, confirmando a existência do petróleo no país. Mas apenas dois anos depois, houve a descoberta do poço Candeias, primeiro com produção comercial e economicamente viável de petróleo, mapeado pelo geólogo Pedro de Moura.




Para a Bahia, a descoberta de petróleo representou um novo marco de desenvolvimento já que, após a decadência da indústria açucareira, o estado passava por uma grande estagnação econômica. A região do recôncavo só encontrou outro produto tão forte quanto o açúcar com o início da exploração comercial de petróleo, em 1941.

Fonte: Blog Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário