sábado, 3 de dezembro de 2011

GESTOR MUNICIPAL TAMBÉM DEVE ATUAR NA POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA

Deputado Fernando Mineiro


O papel do gestor municipal na segurança pública foi o principal tema debatido no 3º dia do Ciclo de Debates do PT Natal, realizado na última quarta-feira, 23. A atividade contou com palestra do professor da UFRN, pesquisador do tema e petista, Edmilson Lopes, além da presença do deputado Fernando Mineiro e de petistas e simpatizantes.

Edmilson mostrou alguns dados sobre a violência em Natal, no Brasil e no mundo e dialogou sobre quais as soluções possíveis para o problema que atinge, principalmente, as populações de classe baixa. "Quando você observa os índices de violência em Natal, percebe que a Zona Sul é a menos violenta e exatamente a que detém a maior força policial", explica. O professor aponta também para o fato de que a sociedade legitima o trabalho da policia através do número de prisões efetuadas e não pela prevenção do problema e que a hierarquia na polícia reflete a hierarquia social. "Fora do Brasil, o policial que exerce cargo de chefia já esteve nas ruas. Aqui não, ele é chefe direto e, em geral, isso é exercido por brancos, que mandam em negros, que batem em outros negros. Atualmente, há um genocídio de negros no Brasil", enfatiza.

Segundo o professor, a instalação e fortalecimento da Guarda Municipal seria uma forma de se afirmar uma política local de segurança pública. "Em Diadema (cuja Prefeitura é do PT), essa política funcionou como uma ação pedagógica em relação ao policiamento", explica. "A Prefeitura deve agir junto com as secretarias em relação à segurança pública", completa. Outra cidade em que houve queda nos índices de violência com uma Prefeitura do PT é Recife.

Quanto aos gastos públicos na formalização de uma política municipal de segurança, Edmilson afirma que a aquisição de recursos está diretamente ligada à capacidade de organização do município.

"Só no Brasil, boletim de ocorrência não é levado à sério para a política de segurança pública. Há uma subnotificação dos casos. Muita gente não vai até a polícia", aponta ainda o professor.

Para Mineiro, o combate à violência está baseado na articulação entre os três níveis de Governo e na união com outras políticas públicas, como educação e cultura. "No Brasil, em todas as cidades onde houve diminuição da violência, também houve articulação dos três poderes", conta. "Em Natal, os bairros mais violentos, que são Felipe Camarão e Nossa Senhora da Apresentação, são exatamente aqueles mais desprovidos de equipamentos públicos", completa.

"A segurança pública é uma tarefa do município também. Nos locais que tenho visitado, tento enfrentar essa questão de frente. A ação do gestor municipal é necessária", afirma o parlamentar.


Assessoria de Mineiro


*********************************



COMENTÁRIO DO BLOG



Esta postagem mostra o abismo monstruoso entre as práticas do PT de Natal e o de Mipibu.

Enquanto o PT/Natal debate com seriedade os temas que afligem a população, buscando soluções no sentido de amenizar a terrível situação da segurança pública, o PT/Mipibu enfiou o rabo entre as pernas e não promove absolutamente nada.


Sequer se pronuncia.


Tudo por conta do mais puro fisiologismo praticado pelo seu próprio presidente municipal.

Calado desde o início do desgoverno Norma Ferreira, por conta de um mísero cargo de "presidente" de uma fundação que não produz absolutamente nada de relevante, no âmbito da cultura do nosso município.


Preste bem atenção caro LEITOR.


Ano que vem tem eleição municipal, e você estará exercendo com toda propriedade uma de suas principais funções, a de ELEITOR.


Procure usar com muito cuidado sua arma mais poderosa.

Seu voto.

Será uma boa oportunidade para dizer não a bandalheira que se instalou em Mipibu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário