sábado, 31 de dezembro de 2011

X FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU - COMENTÁRIO DO AMIGO DIDI AVELINO

Didi Avelino


Caro amigo Amauri,

Muito oportuna a iniciativa de levar ao Bairro do Pau Brasil o X Festival de Cultura Popular. As comunidades periféricas do nosso município são muito carentes de eventos artísticos e culturais. Se na sede do município não há um cinema, um teatro, uma biblioteca pública, um centro cultural, imagine os bairros mais distantes...

Brilhante decisão. E que, futuramente, outras comunidades sejam agraciadas com a presença da Cajupiranga e todo o seu elenco de atrações culturais.

Meu amigo, daqui há alguns anos, os mipibuenses saberão, claramente, quem os explora, quem os engana e quem, efetivamente, ama São José e doa o melhor de sí a esse povo sofrido.

Um forte abraço.
Didi Avelino - Rio de Janeiro

X FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU - UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO NA COMUNIDADE DO PAU BRASIL

O pátio da capela foi um belo cenário para o festival

A Associação Cultural Cajupiranga realizou quarta-feira na comunidade do Pau-Brasil, em São José de Mipibu, o X Festival de Cultura Popular. O evento, que normalmente acontece no centro da cidade, desta feita foi levado para um bairro periférico. E foi um sucesso.

O Festival deu-se no pátio da capela, localizada no centro da comunidade, no qual foi montada uma belíssima árvore de natal ecológica, feita com garrafas pet.

Apresentaram-se no Festival, o Pastoril do Pau-Brasil, o Boi de Reis de Nísia Floresta, o Grupo de Dança do Pau-Brasil e Bambelô de São José de Mipibu. A comunidade prestigiou o evento comparecendo em grande quantidade.

Estão de parabéns todos os que fazem parte da Associação Cultural Cajupiranga, pela bela festa cultural, assim como Dª Eliane da comunidade do Pau-Brasil, pelo apoio dado ao evento e os grupos que proporcionaram um espetáculo esfuziante.



FLASHES DO FESTIVAL


GRUPO DE DANÇA DO PAU-BRASIL



BOI DE REIS DE NÍSIA FLORESTA



GRUPO DE PASTORIL DO PAU-BRASIL



GRUPO DE BAMBELÔ DE SÃO JOSÉ

Dona Eliana não resistiu ao som contagiante do Bambelô

Os bambelôcos Nilson, Dário e Amauri


Texto: Valdeci Lima
Fotos: Amauri Freire e Paula Karina

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

VELÓRIO E SEPULTAMENTO DE ALDO DIAS SERÁ AMANHÃ NA CIDADE DE ARÊS

Foto: Arquivo Amauri Freire
No início desse ano fiz esse registro ao lado do amigo Aldo Dias, na plataforma PXA-01, localizada no litoral do Ceará

O velório e sepultamento do técnico de segurança Pleno Aldo Dias de Lima, 49 anos, será na manhã desta quarta-feira (28) no município de Arês. Vítima de acidente de trabalho na plataforma PUB-3 [plataforma Ubarana 3], na costa do município de Guamaré, Aldo de Lima deixa esposa, três filhos e um neto.

O técnico em segurança no trabalho trabalhava há 22 anos na Petrobras, segundo a família, e desembarcaria amanhã (28) para passar o réveillon com a esposa e os filhos. Aldo de Lima embarcou na última quarta-feira e costumava passar oito dias embarcado, segundo informações da família. Sobre o trabalho, limitava-se a falar que era uma grande responsabilidade cuidar da parte de segurança e evitar acidentes.

Fonte: Tribuna do Norte



*****************************************


COMENTÁRIO DO BLOG


A morte do técnico em segurança do trabalho Aldo Dias é uma perda irreparável para a Petrobras, para seus amigos e principalmente para sua família.

Além de ser um técnico excepcional, Aldo era uma figura queridíssima pelos companheiros de trabalho, com seu estilo proativo e extremamente colaborador.

Estive algumas vezes com ele numas das minhas missões de inspeção em plataformas marítimas, numa delas tive a oportunidade de fazer a fotografia que ilustra essa postagem.

Jamais imaginaria que um dia fosse utilizá-la para esse fim.

Na verdade o que eu de fato queria era guardar uma lembrança do velho amigo que, há muitos anos, adotou São José de Mipibu como sua segunda terra.

Que Deus em sua infinita misericórdia e bondade o acolha, e dê o merecido conforto aos seus familiares.

Amanhã estarei em seu sepultamento onde lhe darei meu último adeus.

X FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU



A Associação Cultural Cajupiranga inova na realização do X FESTIVAL DE CULTURA POPULAR DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU, iniciando um Projeto de Cultura Itinerante na cidade, cujo intuito é levar cultura para as comunidades rurais e bairros periféricos.

A primeira experiência ocorrerá amanhã (quarta-feira) na comunidade do Pau-Brasil.

O evento contará com a presença de vários grupos folclóricos, reforçando cada vez mais a proposta de manter viva todas as manifestações culturais de raiz existentes no município de São José de Mipibu.


O local escolhido foi o pátio da capela, localizado no centro da comunidade, ao lado da árvore de natal ecológica.



Teremos como atrações os seguintes grupos:



Pastoril do Pau-Brasil


Boi-de-reis de Sítio Buracos

Grupo de Dança do Pau Brasil


Bambelô de São José



A festa começará por volta das 7 da noite, com duração de aproximadamente 2 horas.


A Associação Cultural Cajupiranga convida toda a comunidade mipibuense para compareçer e prestigiar mais um evento cultura popular em São José de Mipibu.


segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ROCK VINHO 2011 - A FESTA DA GALERA ROCK AND ROLL DE MIPIBU EM SUA 27ª EDIÇÃO


Foi numa tarde/noite animada que a galera Rock and Roll de Mipibu festejou a 27ª edição do ROCK VINHO, evento que, a cada ano que passa, se mantém vivo e cada vez mais fortalecido.

Já faz muito tempo que o evento se firmou, passando a ser uma referência no cenário cultural mipibuense, e, porque não dizer, de toda a aldeia dos potiguares.

Nessa trajetória de mais de 2 décadas, roqueiros de todas as regiões do RN, e até de outros estados vêm marcando presença, superando a cada ano que passa todas as nossas espectativas.

Mantendo a velha fórmula idealizada pelos seus antigos criadores, a turma começou a se reunir no início da tarde, curtindo os som dos velhos bolachões de vinil, entrando pela noite com um show da banda HARDWIND, incrementada pela presença de convidados ilustres.

David ao lado dos antigos companheiros relembrou os velhos tempos do Luto Vermelho


O show teve a participações especiais de David e Liane.

O "velho" David relembrou os primórdios da banda, empunhando a guitarra e levando um som inspirado no punk rock. Cá pra nós, uma canja sem igual pra quem conheceu e acompanha essa rapaziada, há mais de 20 anos.

A performance do David com sua guitarra


A outra atração foi a cantora Liane, um verdadeiro achado no cenário rock and roll da aldeia dos Mipibus.

A moça arrebentou com uma voz belíssima, segurando a galera durante toda a apresentação, numa performance muito interessante, com direito a bis e tudo o mais.

A jovem Liane deu um verdadeiro show


Depois que a noite caiu ainda voltou ao palco atendendo aos pedidos da galera, e num misto de improviso e cratividade, ainda tocou mais de 1 hora ao lado de Herval e Marley, fechando a festa com chave de ouro.


Nilson

Renniê

Banzay


Parabéns aos organizadores e participantes dessa belíssima festa, um exemplo verdadeiro de que é possível promover cultura de qualidade em Mipibu, mesmo sem o apoio dos que deveriam promovê-la.



FLASHES DA FESTA




Fotos: Amauri Freire

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

70 ANOS DO POÇO CANDEIAS-01 - O INÍCIO DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO NO BRASIL

Presidente Sérgio Gabrielli com uma amostra de óleo do poço

O potencial de Exploração e Produção do Brasil é resultado de uma trajetória de 70 anos, iniciada na Bahia, em 14 de dezembro de 1941, quando entrou em operação o poço Candeias -1, primeiro do País com produção comercial de petróleo. A data foi lembrada em cerimônia realizada nesta segunda-feira (19/12), ao lado do poço Candeias-1, no município de São Francisco do Conde, com a presença do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e do gerente executivo de Exploração e Produção no Norte-Nordeste, Christovam Sanches, representando o Diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella.

No evento, foi lançado selo personalizado e carimbo comemorativo em alusão aos 70 anos da exploração comercial de petróleo no Brasil pelo diretor regional dos Correios na Bahia, Cláudio Moras Garcia, e também descerrada placa comemorativa dos 70 anos. Além disto, o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Frederico Mendonça, assinou notificação de tombamento do poço Candeias-1 como patrimônio cultural do estado. A iniciativa representa uma das etapas para o tombamento efetivo do poço.



HISTÓRIA


Apesar da descoberta do petróleo no Brasil ter ocorrido em 21 de janeiro de 1939, no subúrbio de Lobato, em Salvador, a produção só se revelou economicamente viável dois anos depois, em 14 de dezembro de 1941, com Candeias-1. O poço, que em 1941 estava situado em território de Candeias, atualmente, com a divisão e nova demarcação dos municípios, encontra-se no município de São Francisco do Conde, no Recôncavo baiano.

A primeira extração de óleo no subsolo brasileiro, em Lobato, aconteceu após longos 20 anos de esforço sistemático do país em pesquisa. Ali, a 210 metros de profundidade, uma sonda rotatória Calyx Davis alcançou a camada de rocha arenosa com óleo, confirmando a existência do petróleo no país. Mas apenas dois anos depois, houve a descoberta do poço Candeias, primeiro com produção comercial e economicamente viável de petróleo, mapeado pelo geólogo Pedro de Moura.




Para a Bahia, a descoberta de petróleo representou um novo marco de desenvolvimento já que, após a decadência da indústria açucareira, o estado passava por uma grande estagnação econômica. A região do recôncavo só encontrou outro produto tão forte quanto o açúcar com o início da exploração comercial de petróleo, em 1941.

Fonte: Blog Petrobras

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O ATRASO DO RN - GOVERNO ROSA VETA SISTEMA ESTADUAL DE BANDAS DE MÚSICA SOB FALSOS ARGUMENTOS

Foto: blog do Eduardo Silva


Nesta terça-feira, 20, o Diário Oficial do Estado trouxe o veto da governadora Rosalba Ciarlini ao projeto de lei, de autoria de Fernando Mineiro e que prevê a criação do Sistema Estadual de Bandas de Música. Segundo o parlamentar, os argumentos utilizados como razões do veto não correspondem à realidade. "O Governo Rosalba mostra sua pequenez política ao vetar esse projeto. Os motivos alegados mostram que ele sequer foi lido. É um veto político", afirma Mineiro.

O deputado se refere às razões alegadas para que o PL fosse vetado. Segundo o veto, a proposta é inconstitucional porque versaria sobre atribuições de exclusividade do Executivo e não teria passado por todos os trâmites legais necessários. Uma das alegações é que o PL criaria cargos comissionados.

De acordo com a assessoria jurídica do Mandato Cidadão, "o Projeto de Lei não tem qualquer artigo que impeça sua apresentação pelo Poder Legislativo, uma vez que não cria cargos e tampouco gera despesas para o Estado. Além disso, o PL respeitou toda tramitação legal prevista, sendo aprovado por unanimidade por todos os parlamentares".

Mineiro lembra ainda que a própria secretária extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, afirmou, em audiência pública, realizada em 06/10, que o Sistema de Bandas é "uma iniciativa em total confluência com o Estado". Além disso, no Projeto de Lei do Fundo Estadual de Cultura, enviado à ALRN pelo Executivo, 5% das verbas são destinadas ao Sistema Estadual de Bandas de Música. Como o Governo explica destinar verbas para um projeto e vetá-lo em seguida?

"O veto é o presente de Natal do Governo Rosalba para a Cultura do RN. Ele mostra que para atual gestão cultura é sinônimo de pão e circo", declara o deputado.


Assessoria dep. Fernando Mineiro

CONVITE - 6ª CARAVANA DO PAPAI NOEL


Post enviado por Wemerson Alves

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MAESTRO ARTUR MOREIRA LIMA SE APRESENTA NO ANFITEATRO DO CAMPUS DA UFRN


O maestro Arthur Moreira Lima chegará com seu Concerto "Um Piano pela Estrada" em Natal na próxima quarta-feira, 21 de dezembro. A primeira apresentação do maestro será no Complexo Cultural da Zona Norte, na UERN, a partir das 19h30. No dia 22 ele se apresenta em Parnamirim e, encerrando sua temporada no Rio Grande do Norte, no dia 23/12, Arthur Moreira Lima volta a Natal, onde se apresentará no Anfiteatro do Campus da UFRN, a partir das 19h30, e não mais na Árvore de Natal de Mirassol, como fora previamente divulgado.

O projeto Um "Piano pela Estrada" tem aprovação do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo a Cultura e conta com o patrocínio da Petrobras, Caixa Economica Federal, Thyssenkrupp, Poupex e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Arthur Moreira Lima é o criador, produtor, empresário e artista dessa iniciativa inédita no Brasil: a de levar música de concerto a lugares e públicos os mais distantes deste universo cultural, por meio do projeto Um Piano pela Estrada, que utiliza um caminhão-teatro de 45m² de cena. O ineditismo se deve ao fato de o pianista transportar, literalmente, o concerto todo, incluindo seus sofisticados pianos de cauda; o próprio palco (resultado da conversão do baú do veículo, a cada concerto, em área de cena); o som amplificado independente; iluminação; telão; camarim com ar condicionado etc. Todo o aparato é gerenciado por uma equipe de 17 profissionais, que inclui afinador exclusivo, engenheiro de som e outros. Tal providência é fundamental, mesmo com a sofisticada suspensão do veículo, por causa das condições das estradas brasileiras.

A estada no Rio Grande do Norte levou música da mais alta qualidade, a partir do dia 8 de dezembro, para as cidades de Pau dos Ferros, Alexandria, Apodi, Açu, Mossoró, Macau, Caicó, Currais Novos, Parnamirim e Natal.

Assessoria de Imprensa: 84 3232 5321 / 8137 2047
siga-nos no twitter: @secultrn