sábado, 5 de maio de 2012

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE COMEÇA HOJE




Meta é imunizar 80% do público-alvo de 30,1 milhões de pessoas


Idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde e indígenas são o público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que começa hoje (sábado 5). Em sua 14ª edição, a ação visa imunizar ao menos 80% das cerca de 30,1 milhões de pessoas que fazem parte desses grupos.

A campanha do ano passado imunizou 25,134 milhões de pessoas - 84,1% do público total de 29,918 milhões. Em 2011, quando foram incluídos gestantes, crianças e indígenas no público-alvo, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 (53 óbitos, após os 148 do ano anterior). Já o número de casos graves notificados teve redução de 44% - de 9.383 para 5.230. “A ampliação do público-alvo e o maior acesso ao medicamento (o antiviral Oseltamivir) possibilitaram a redução dos casos graves e dos óbitos pelo vírus da gripe”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Campanha - Entre 5 e 25 de maio, 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) estarão preparados para atender a população.

No dia 5, acontece o Dia D de mobilização nacional, com postos funcionando das 8h às 17h.

Para a campanha, o MS distribuiu 31,1 milhões de doses e repassou R$ 24,7 milhões aos fundos estaduais e municipais. Estes recursos vão custear seringas e agulhas e o deslocamento dos cerca de 240 mil profissionais do SUS envolvidos na ação. Das doses distribuídas neste ano, 96% foram produzidas no Brasil.

A vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo - usada na sua fabricação - ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica.

Crianças - Como a vacina deste ano tem a mesma composição da distribuída no ano passado, pais e responsáveis devem estar atentos para a vacinação de crianças de seis meses e dois anos de idade. As que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. 


Presos também receberão vacina 


Pela primeira vez, as cerca de 500 mil pessoas que estão cumprindo pena em presídios também estarão cobertas pela campanha, por serem uma população mais vulnerável a doenças respiratórias e pulmonares, devido às condições de habitação e confinamento. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, executado em parceria entre os ministérios da Saúde e da Justiça. 

Fonte: SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário