quarta-feira, 23 de maio de 2012

ANDAR COM FÉ

               Rodrigo Sena
 Marcos Lopes comanda a caminhada de fé e cultura popular



Fé em Deus, fé em si mesmo, ou no próximo; tanto faz: para participar da caminhada, que segue de São José de Mipibu até a cidade de Santa Cruz, basta ter disposição e acreditar na própria capacidade de vencer os 120 km previstos na romaria 'Caminhos da Fé'. A viagem começa na madrugada desta próxima sexta-feira (25), às 2h, saindo do Museu do Vaqueiro, Lagoa do Bonfim (Nísia Floresta), e a meta é percorrer, em média, 30 km por dia, até a imagem de Santa Rita de Cássia - cuja previsão de chegada é na segunda às 10h da manhã.

O grupo está aberto e os interessados em avançar agreste adentro, a pé, por rotas alternativas de difícil acesso para veículos, com paradas estratégicas para descanso e pernoite, ainda podem se juntar aos andarilhos.

Aos interessados, porém receosos, um detalhe importante deve ser levando em consideração: durante todo o trajeto, os romeiros serão acompanhados de perto por carros de apoio com água, sucos e frutas, enfermeiro e massagista, além de equipamentos de som e acordeon para as cantorias. Também vale registrar que o percurso a pé será só de ida, a volta será garantida com transporte convencional pelo asfalto. "Caminhar faz bem à saúde, e a fé pode ser em você mesmo ou em alguém que se encontra e conhece no meio do caminho", afirmou Marcos Lopes, organizador da caminhada.

Lopes lembra de outras romarias famosas como o Caminho de Santiago de Compostela, entre a Espanha e a França. "No Brasil temos a de Juazeiro (CE) e Aparecida do Norte (SP), e a de São Francisco Canindé (100 km) também no Ceará". Apesar de não ser católico, Marcos Lopes decidiu organizar o Caminhos de Fé para "pagar uma promessa" feita pela mãe: "Ela faz a promessa e eu que tenho que pagar", brinca. Mas há uma justificativa: o idealizador da romaria quebrou a perna em um acidente de moto no ano passado. "Estava com dificuldade de calcificação e minha mãe fez a promessa para Santa Rita de Cássia que se eu ficasse bom iria andando até Santa Cruz".

MÚSICA, POESIA E SOMBRA

O cronograma do trajeto evita o período mais quente do dia e as paradas serão regadas à alimentação leve e apresentações culturais. Na primeira noite, em Vera Cruz, os caminhantes serão saudados pelos cordelistas Paulo varela, Bob Mota e Abaeté, e pelos músicos Kiko Chagas, Toquinho (acordeon), Wiclife e a cantora Dayse Melo. O mossoroense Antônio Francisco se apresenta na segunda-feira (28), em Santa Cruz. O ator Geraldo Maia, apresentador do programa "Cafundó", da TV Assembleia, estará registrando todos os passos na primeira noite e no último dia de caminhada.

O PERCURSO

A trilha completa é a seguinte: saída do Museu do Vaqueiro, em São José de Mipibu, dia 25 às 2h; primeira parada em Arenã (distante 15 km); depois Olho D'Água, 20 km adiante; e à tarde a caminhada continua até Vera Cruz, local da primeira pernoite. No sábado, o grupo marcha até o Córrego de São Mateus, descansa no Assentamento Xique-Xique em Boa Saúde. Segue até a Fazenda Perobas, em Serra Caiada. Domingo a romaria continua até a Fazenda Cacimba Nova, depois alcança o  Assentamento Freitas, pernoita no Assentamento Ararau. Dia 28, chega ao destino em Santa Cruz. Informações: 9406-9454.

Fonte: Tribuna do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário