quarta-feira, 25 de abril de 2012

ARTIGO - SETORIZAÇÃO DA PARÓQUIA


A Paróquia em São José de Mipibu


Depois da setorização da Paróquia, os leigos comprometidos com o projeto de evangelização estão mais felizes e atuantes. Isso é resultado da atenção dada a todos os leigos inseridos nos movimentos e pastorais de nossa comunidade. Há um investimento importante nos diversos setores da paróquia e a construção de uma mentalidade que se fundamenta na unidade dos cristãos vem sendo construída. Esse discurso foi iniciado aqui pelo Padre Matias e é continuado pelos animadores de comunidades e coordenadores dos grupos. 

Estamos caminhando na perspectiva de São Paulo Apóstolo: "Os membros do corpo, apesar de serem muitos, formam um só corpo" ( I Cor 12,12 ). Os setores missionários caminham nessa perspectiva de integração. É importante lembrar que todas as ações realizadas tinham como meta principal levar todos ao coração da Igreja. Também aconteceu a descentralização no âmbito da paróquia. Temos muito mais vozes para falar. São onze setores missionários, cada um com uma liderança e muito mais liderança se formando para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. A inovação está sendo inevitável. Venham para os setores e vejam os sinais das mudanças necessárias. 

A setorização mudou a vida da paróquia. OSetor I realizou dez via sacras durante a quaresma. Muitas famílias foram atingidas com visitas, novenas e celebrações da Palavra de Deus. Isso foi positivo e uma constatação que estamos no caminho certo. O grande potencial humano da paróquia está sendo o segmento dos leigos. Realmente assumem a evangelização seguindo o chamado da Igreja. Para isto a melhor metodologia é não dispensar a formação e fortalecer a espiritualidade nos lugares de encontro com Jesus. 

Dessa forma a contribuição para a comunidade será significativa. Vale dizer que nessa paróquia tradicional são diversos os desafios mas o maior, acredito, é aquele que fará a paróquia se tornar uma comunidade de comunidades à luz do Documento de Aparecida. Nesse sentido estamos nos atualizando através da formação permanente. Esta é a questão chave: a formação. Assim, temos a possibilidade de superarmos o comodismo e a alienação.

Carlos Barbosa: Coordenador do Setor I

Nenhum comentário:

Postar um comentário