sábado, 28 de abril de 2012

AMÉRICA E ABC - FEDERAÇÃO BAIXA RESOLUÇÃO PARA AS FINAIS DO ESTADUAL





O presidente da FNF, José Vanildo baixou resolução definindo a logística e as regras das duas partidas que decidirão o Campeonato Potiguar 2012 entre América e ABC, primeira partida realizada no próximo domingo (29) e ABC e América marcada para o domingos seguinte, 6 de maio.

A decisão do departamento técnico da FNF foi tomada baseada no Regulamento Específico do Campeonato Estadual 2012, em seu artigo 29 que estabelece a possibilidade da adoção destas providências esclarecedoras.

A resolução definiu o seguinte:

1- A decisão do Campeonato Estadual – 2012 será disputada em duas partidas, pelo sistema ida e volta entre as equipes do ABC Futebol Clube e América Futebol Clube, sendo a primeira realizada em Goianinha/RN, no Estádio Nazarenão e a segunda partida no Estádio Maria lamas Farache – Frasqueirão, devido ao melhor critério técnico do ABC F.C, em todo o Campeonato.

2- Ao final das duas partidas será declarado Campeã Estadual – 2012 a equipe que obtiver o maior número de pontos ganhos, considerando-se exclusivamente as duas partidas da Decisão Final. Em caso de empate no número de pontos ganhos, será declarado Campeã Estadual – 2012 a equipe que obtiver o melhor saldo de gols, considerando-se exclusivamente as duas partidas. Persistindo o empate, a definição da agremiação vencedora ocorrerá através da cobrança de tiros livres da marca do Penalty, e a agremiação vencedora será declarada Campeã Estadual – 2012.

3- A arrecadação líquida dos jogos da Decisão do Campeonato será sempre da equipe mandante, depois de descontadas todas as taxas pertinentes ao evento.

4- Na hipótese da ocorrência de pedido de arbitragem FIFA, deverá o solicitante proceder o imediato depósito do valor decorrente das despesas junto do Departamento Financeiro desta entidade.

Do DNONLINE  e FNF


quinta-feira, 26 de abril de 2012

EXPOSIÇÃO DE PEDRO GRILO NA PINACOTECA




Figura inconfundível, errante que perambula com desenvoltura das Rocas até a Cidade Alta sempre protegido por seu indefectível sombreiro e quase sempre amparado por um cajado, Pedro Grilo abre sua primeira exposição individual nesta quinta-feira, às 19h, no Palácio Potengi - Pinacoteca do Estado. Poeta e pintor, o artista de 75 anos imortaliza 78 imagens que fizeram parte de sua infância e compartilha essas memórias em "Grilo Borratela".

Em cartaz até dia 26 de maio, a exposição apresenta detalhes de uma Natal perdida no tempo, mas extremamente viva nas cores vibrantes dos quadros de Pedro Grilo, que ampliou fotografias antigas e aplicou sobre elas uma espessa camada de sua paleta furta-cor. "Gosto de cores", simplificou Grilo ao VIVER. As obras, de dimensões generosas (60cm por 80cm), estão todas à venda e o potencial comprador precisa considerar seu alto valor histórico ao desembolsar R$ 3 mil por cada uma. "Minha intenção é arranjar alguma empresa que compre e doe tudo para o Instituto Histórico (e Geográfico do RN)", adiantou.


Negociações quanto ao valor estão fora de cogitação, e o autor avisa que se não conseguir vender vai "chamar a imprensa e queimar tudo aos pés (da estátua) de Iemanjá" na praia do Meio. "Quero dar um golpe no capitalismo, que pode até cagar na cabeça dos outros, mas na minha não!" A exposição está sendo planejada por Grilo desde 2005, e talvez, como disse o próprio, seja a única. "Por mim faria mais umas 80 (exposições), mas falta apoio, as coisas nas Fundações são lentas demais.


" A ideia para montar "Grilo Borratela" surgiu como um estalo, quando um amigo mostrou quatro fotos antigas. "Foi como um estalo: 'vou pintar uns quadros a partir disso'. As imagens estavam ruins, muita coisa faltando, tudo em preto e branco, e lembro de muita coisa, das cores, coisas que nem existem mais e são difíceis de encontrar mesmo nos arquivos disponíveis", valorizou o artista, cuja intenção inicial era mostrar 80 pinturas - "só consegui aprontar 78 a tempo", justifica.

Uma dessas raridades, perseguida pelo incansável 'garimpeiro' de imagens Eduardo Alexandre "Dunga" Garcia, é o retrato da antiga fábrica de tecido de Juvino Barreto, que funcionou onde hoje é a agência Ribeira da Caixa Econômica, na subida da avenida Câmara Cascudo (antiga Junqueira Ayres). Mas entre as obras destacadas, uma em especial mereceu atenção e carinho redobrado do artista: a escola onde estudou, o antigo colégio Augusto Severo na Ribeira. "Hoje está caindo aos pedaços. Aquela praça (Augusto Severo) era tão linda, toda arborizada, tinha um lago, pontezinhas... destruíram tudo", lamentou Pedro Grilo.

Além da intenção "de golpear o capitalismo" com a venda dos quadros, Grilo também pretende financiar o relançamento da primeira edição de seu livro "Mel e cicuta" (2000), lançamento abortado devido os erros de digitação que tiraram o autor do sério. "Inexperiente, mandei fazer o livro numa copiadora e a mulher que digitava deu bem uns 100 erros de português. Onde era 'cinco' escreveu 'clínico', em vez de 'promissor' botou 'promissária'." Corrigiu tudo, mas não salvou no disquete, "na época só tinha disquete", e teve que suspender a venda na noite de lançamento. 

Serviço: Abertura da exposição "Grilo Borratela", hoje, às 19h, no Palácio Potengi - Pinacoteca do Estado. Visitação até 26 de maio. Informações: 8106-6194. 

Post com informações da FJA e da Tribuna da Norte/Yuno Silva

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ARTIGO - SETORIZAÇÃO DA PARÓQUIA


A Paróquia em São José de Mipibu


Depois da setorização da Paróquia, os leigos comprometidos com o projeto de evangelização estão mais felizes e atuantes. Isso é resultado da atenção dada a todos os leigos inseridos nos movimentos e pastorais de nossa comunidade. Há um investimento importante nos diversos setores da paróquia e a construção de uma mentalidade que se fundamenta na unidade dos cristãos vem sendo construída. Esse discurso foi iniciado aqui pelo Padre Matias e é continuado pelos animadores de comunidades e coordenadores dos grupos. 

Estamos caminhando na perspectiva de São Paulo Apóstolo: "Os membros do corpo, apesar de serem muitos, formam um só corpo" ( I Cor 12,12 ). Os setores missionários caminham nessa perspectiva de integração. É importante lembrar que todas as ações realizadas tinham como meta principal levar todos ao coração da Igreja. Também aconteceu a descentralização no âmbito da paróquia. Temos muito mais vozes para falar. São onze setores missionários, cada um com uma liderança e muito mais liderança se formando para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. A inovação está sendo inevitável. Venham para os setores e vejam os sinais das mudanças necessárias. 

A setorização mudou a vida da paróquia. OSetor I realizou dez via sacras durante a quaresma. Muitas famílias foram atingidas com visitas, novenas e celebrações da Palavra de Deus. Isso foi positivo e uma constatação que estamos no caminho certo. O grande potencial humano da paróquia está sendo o segmento dos leigos. Realmente assumem a evangelização seguindo o chamado da Igreja. Para isto a melhor metodologia é não dispensar a formação e fortalecer a espiritualidade nos lugares de encontro com Jesus. 

Dessa forma a contribuição para a comunidade será significativa. Vale dizer que nessa paróquia tradicional são diversos os desafios mas o maior, acredito, é aquele que fará a paróquia se tornar uma comunidade de comunidades à luz do Documento de Aparecida. Nesse sentido estamos nos atualizando através da formação permanente. Esta é a questão chave: a formação. Assim, temos a possibilidade de superarmos o comodismo e a alienação.

Carlos Barbosa: Coordenador do Setor I

sexta-feira, 20 de abril de 2012

RIO GRANDE DO NORTE TEM APENAS 0,42% DA POPULAÇÃO INDÍGENA BRASILEIRA



Os dados do Censo Demográfico 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 18, apontam que o Rio Grande do Norte possui a menor taxa de população indígena do país. O Censo, que coletou cerca de 817 mil declarações em todo o Brasil, constatou que as tribos do estado representam apenas 0,42% da população indígena brasileira. 

Segundo a historiografia oficial do Rio Grande do Norte e dados da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), estados como RN e Piauí não apresentariam população indígena, pois todos teriam sido dizimados em epidemias e guerras de extermínio ainda no passado colonial. No entanto, a partir do ano de 2005, pesquisadores do Museu Câmara Cascudo, em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com iniciativa do Grupo de Estudos da Questão Indígena no Rio Grande do Norte (Grupo PARAUPABA), têm visitado e entrevistado comunidades residentes no interior do Estado que começaram um movimento de aufoafirmação indígena. 

Hoje, o Grupo Paraupaba reconhece cinco comunidades indígenas no RN: Mendonça do Amarelão, em João Câmara; Catu, nos municípios de Canguaretama e Goianinha; Caboclo e Banguê, em Açu, e comunidade Trabanda, em Baía Formosa. Esta se localiza na praia do Sagi, na fronteira entre o RN e a Paraíba. São aproximadamente 600 pessoas que vivem no local. Estudos realizados pela pesquisadora Gorete Nunes, da UFRN, indicam que as famílias do Sagi pertencem a troncos familiares dos indígenas Potiguara da Paraíba, e que chegaram à região há mais de 100 anos. Na área da Fazenda Sagi encontra-se o cemitério da comunidade indígena, local onde constam sepultamentos datados de 1908. 

Apesar dos estudos, a comunidade do Trabanda ainda luta pelo reconhecimento da sociedade e contra a especulação imobiliária. Desde 2007, o empresário Waldemir Bezerra de Figueiredo, presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do RN (CRECI/RN), iniciou um processo contra 10 famílias nativas do Sagi, acusando-os de invasão de território. O advogado Luciano Ribeiro Falcão, defensor da causa, disse que a defesa dos indígenas iniciou o incidente processual de Exceção de Incompetência, argumentando tratar-se de terra tradicionalmente ocupada por indígenas nos termos do art. 231 e parágrafos, da Constituição Federal de 1988. Após inspeção judicial realizada no dia 6 de fevereiro, os índios aguardam os procedimentos da justiça. 

Do blog do Mineiro

terça-feira, 17 de abril de 2012

NÓS NA TELA EM CUBA


Caros leitores,


Transcrevemos, na íntegra, uma matéria publicada hoje no jornal Tribuna do Norte, editado na capital do nosso estado, que traz uma excelente texto sobre o projeto "Nós na Tela".


Novamente a equipe da Associação Cultural Cajupiranga tem o orgulho de dividir com os mipibuenses, mais um aspecto positivo produzido aqui na terra dos Mipibus, que, como veremos em seguida, ultrapassa fronteiras.


Por uma questão de reconhecimento, nós, que fazemos a Associação Cajupiranga agradecemos o empenho dos produtores Gearaldo Cavalcante e Guaraci Gabriel, peças chave no sucesso dessa difícil empreitada, conquistada com muito suor e dedicação.


Amauri Freire



*************************************



NÓS NA TELA EM CUBA


Yuno Silva - Repórter

Filmes foram produzidos em 2009 e serão apresentados em Havana em maio. Produtores ficaram supresos com o empenho das comunidades


Intuição e sensibilidade foram postas em prática durante realização do projeto "Nós na Tela", que circulou por diversas cidades do Rio Grande do Norte difundindo conceitos da produção audiovisual em localidades afastadas dos centros urbanos. A ideia é simples, mas o resultado representa a costura cultural de uma colcha de retalhos digna da atenção dos potiguares. Promovido pelo Coletivo Nós na Tela, o projeto percorreu 18 municípios, produziu 15 roteiros e materializou oito filmes - sendo seis curtas e dois média-metragens.

O grande diferencial da iniciativa se dá na base primordial do processo criativo, onde o argumento para elaborar os roteiros partiu da própria comunidade envolvida. "Passamos, em média, 15 dias em cada lugar, trabalhando conceitos teóricos (de cinema e vídeo, de roteiro, de produção e de atuação) seguido da prática. Os filmes seguiam um argumento e um roteiro básicos, que se desdobravam no decorrer do processo de gravação", contou Geraldo Cavalcanti, diretor e roteirista da série.

Os filmes, produzidos em 2009, estão todos prontos e o lançamento oficial está marcado para o mês de maio, em Cuba, dentro da programação paralela da 11ª Bienal de Artes Visuais de Havana - as exibições no RN aguardam um posicionamento da Fundação José Augusto, parceira no projeto. "A intenção é que os filmes sejam exibidos nas Casas de Cultura", adiantou Cavalcanti. Quando os filmes forem lançados, todas as mais de 400 pessoas que participaram do projeto irão receber cópias dos filmes que participaram.

Equipe do projeto audiovisual Nós na Tela

Além do diretor e roteirista, também estão envolvidos na realização da série Nós na Tela o artista visual Guaraci Gabriel, que fez a direção de arte; (captação de áudio e vídeo); Nilson Eloy, Silbene Batista (preparação de elenco); Fernando Gurgel (edição de imagens e finalização); Miryanna Albuquerque (câmera e produção); Rodolfo Holanda e Maxson Savelle (produção); e o fotógrafo Vladimir Alexandre.

Atrelado à produção audiovisual, o Coletivo acredita contribuir com o fortalecimento da identidade cultural e na valorização da auto-estima do potiguar.



Produção de filmes revela talento nato de anônimos


Entre as particularidades observadas durante a produção dos filmes, Guaraci e Cavalcanti destacaram ao VIVER a "descoberta de artistas talentosos", como o garoto Dudu, 9 anos, de Serra Negra do Norte, cidade onde a equipe rodou o média-metragem "O Pacto": "Ele nunca tinha atuado, mas chorou diante da câmera e repetiu várias vezes uma cena onde levava uma queda. Se jogava mesmo, se entregou ao trabalho de uma forma que surpreendeu a todos! Saía mancando, todo ralado, dizendo que não era nada e que estava pronto pra outra", lembrou Geraldo.

"O Pacto" narra uma história baseada em 'fatos reais' sobre o tal acordo que um morador de lá fez com o diabo: "A princípio relutei em fazer o filme, mas foi uma escolha da comunidade e o resultado ficou muito bom. Ficou com um clima surreal", recordou o diretor.

Em São José de Mipibu, o destaque do elenco foi outro garoto, Marcos Freire, de 10 anos. "No filme 'Em Família' ele teve que fazer uma cena difícil, de abuso sexual. Tivemos o cuidado de prepará-lo, conversamos com a família, que acompanhou toda a gravação, mas ele virou pra equipe e disse: 'Entendi, estou preparado para isso'.

Produções contaram com elenco local

São situações como essas que surpreenderam a gente." Geraldo informou que a produção audiovisual no Seridó potiguar está em franco desenvolvimento: "Tem gente fazendo filmes com celular, tem realizador criando séries com personagens fixos, mesmo sem nunca ter ido ao cinema. As pessoas têm mais noção do que pensamos, e são altamente dedicadas."

Já o curta-metragem "As Marias" trata de solidão a partir da relação entre duas senhoras, ex-prostitutas, que após fecharem o bordel passam a morar juntas, Geraldo chama atenção para Dona Dôra, 63. Professora aposentada, Maria das Dores Bezerra Assunção improvisou e disse por telefone ao VIVER que "foi uma lição de vida, fiquei muito feliz de ter participado." Dona Dôra contracenou com Eliete Regina, proprietária do Violão de Ouro. "Sensibilidade não se ensina", garantiu Geraldo Cavalcanti, para quem os melhores trabalhos são realizados por pessoas "que sabem muito ou por pessoas que não sabem nada, as únicas capazes de desconstruir o personagem."



FILMES PRODUZIDOS

- "Lendas do Catu" - Goianinha
- "Os causos de Tomás Cabe" - São Tomé

- "Belíssima" - Caicó

- "O Retorno" - Jardim do Seridó

- "Esquizofrenia" - São José do Mipibu
- "O Pacto" - Serra Negra do Norte

- "Em família" - São José de Campestre, São Gonçalo do Amarante e Macaíba
- "As Marias" - Santana do Matos, Areia Branca e Natal


CONVITE INICIAL PARTIU DA CURADORIA DA BIENAL DE HAVANA

A oportunidade para exibir a série em Cuba é fruto de uma confluência de episódios, desencadeada pelo convite de Ibis Hernandes, curadora da Bienal. "Ela esteve em Natal, já conhecia nosso trabalho e lançou a proposta de fazermos algo semelhante com o 'Nós na Tela' durante a Bienal de Havana", disse Guaraci Gabriel, que embarca no próximo mês com Geraldo e mais três membros da equipe para a capital cubana para completar o ciclo da "Ação Cosmopolita de Artes Integradas". A missão do grupo é concluir a construção de uma narrativa audiovisual iniciada por estudantes de escola pública do RN (a definir) com alunos da escola José Martin, da província de Santa Fé, em Havana. Alberto Leandro, Geraldo Cavalcanti e Guaraci Gabriel seguem para Cuba em maio.

"A partir daí, articulamos com Frank Padrón (crítico cubano de cinema que esteve em Natal em 2007 participando da primeira edição do Festival Goiamum Audiovisual) o lançamento da mostra Nós na Tela", comemorou Geraldo Cavalcanti, que aproveitará a ocasião para finalizar o documentário "Mariposa Blanca" iniciado em 2006, durante participação de Guaraci na Bienal daquela ano. "Foram três coelhos com uma cajadada só", festejou Gabriel, que divide a direção do documentário com Cavalcanti.

Geraldo Cavalcanti e Guaraci Gabriel seguem para Cuba em maio

Padrón representa o Instituto Cubano Del Arte e Industria Cinematográficos (ICAIC) e a TV Casa Produtora (televisão estatal de Cuba), e a mostra "Nós na Tela" fará parte da programação paralela da 11ª Bienal de Artes Visuais de havana.

"Mariposa Blanca" aborda o conceito de liberdade, criado pelo modelo de produção capitalista, como ideal utópico e "faz paralelo entre a liberdade exercida nos países democráticos e em Cuba". O ator Jorge Perugorria, de "Morango e Chocolate", "Estorvo" e "Navalha na Carne", está no elenco do documentário, cuja produção ainda prevê entrevista com Fidel Castro. "Já estamos vendo essa possibilidade", adiantou Guaraci Gabriel. "Vai rolar!", emenda com convicção.


Fonte: Tribuna do Norte

sábado, 14 de abril de 2012

CONFIRMADO - CHICO BUARQUE FARÁ SHOWS EM MAIO NA CIDADE DE NATAL

Foto: divulgação


Estão confirmadas duas apresentações do cantor Chico Buarque em Natal. A Arte Produções traz o consagrado artista para se apresentar na capital do Rio Grande do Norte nos dias 28 e 29 de maio deste ano. Os espetáculos vão acontecer no Teatro Riachuelo. A venda dos ingressos irá começar no dia 17 de maio, terça feira, na bilheteria do Teatro a partir de 12h.

A turnê, que tem apoio cultural da Gol Linhas Aéreas e leva o nome do último disco do compositor, ‘Chico’, lançado em julho de 2011 pela gravadora Biscoito Fino, já passou por seis cidades (Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Rio de Janeiro e São Paulo). Antes de chegar a Natal, o espetáculo ainda viaja a Recife, antes de desembarcar nas capitais baianas e cearenses, quando já terá sido visto por mais de 125 mil pessoas.

Ingressos de R$ 180 (meia) a R$ 380 (inteira).

Tribuna do Norte

BANZAY E LIANE NO "LA LUNAS BAR"


Uma noite de boa música aconteceu ontem no La Lunas Bar, tendo como atração Banzay e Liane, o casal MPB de Mipibu.


Um bom público prestigiou o evento, pontuado por ótimas interpretações da dupla, que navegou dos clássicos da MPB ao Pop Rock.


O espaço é organizado pelos irmãos Fabiano e Fabiana.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ESTUDANTES DE LARANJEIRAS DO ABDIAS PARTICIPAM DE PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E CIDADANIA


Na última quarta feira (11), o Centro de Educação Rural Maria José de Melo, localizada no distrito de Laranjeiras do Abdias em São José de Mipibú, teve a oportunidade de participar do “Projeto de extensão: Educação, meio ambiente e cidadania do Potengi à Assembléia Legislativa: Conhecendo o Rio Grande do Norte”.

O projeto visa integrar os alunos dentro de um contexto relevante aos aspectos da educação ambiental e cidadania, onde os mesmos participam de uma aula no estuário do Rio Potengi a bordo do barco escola “chama maré” (IDEMA).


Antes do passeio os alunos estiveram na Assembléia, onde visitaram as instalações e conheceram o funcionamento da casa legislativa, logo em seguida almoçaram e embarcaram para uma tarde de aprendizados e conhecimentos pelo rio Potengi.


O Deputado Fábio Dantas recepcionou o grupo de aproximadamente 30 alunos e os acompanhou durante a aula de campo pelo rio Potengi, como também nas atividades na Assembléia Legislativa.


Assessoria deputado Fábio Dantas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

SESSÃO DO CINE CAJU - BEIJO 2348/72







SINOPSE


Um operário e uma operária de uma grande tecelagem de São Paulo são demitidos por justa causa, acusados de terem se beijado no ambiente de trabalho.

A moça, casada, se conformou com os acontecimentos. O rapaz, solteiro, apelou à Justiça do Trabalho.

O tempo passou, o processo trabalhista engordou, atravessou todas as instâncias até o Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília e, anos depois, o operário ganhou a causa, correspondente à irrisória quantia de oitocentos e seis cruzeiros e vinte centavos.




Ficha Técnica


Direção: Walter Rogerio
Roteiro: Walter Rogerio, com colaboração de Mário Prata, Chico Botelho, José Rubens Chachá, Sérvulo Augusto, José Mariano Crochichia.
Assistente de Direção: Tânia Savietto, Wagner Carvalho, Ursula Grozka
Continuísta: Cristina Santeiro

Elenco: Chiquinho Brandão, Maitê Proença, Fernanda Torres Antonio Fagundes, Claudio Mamberti, Sergio Mamberti, Walmor Chagas, Walter Breda, Paco Sanches, Joel Barcelos Ary Fontoura, Gianfrancesco Guarnieri, José Rubens Chachá, Eloisa Mafalda, Mirian Pires, Iara Jamra, Dani Patarra, Gerson de Abreu, Ankito, Vic Militello, Claudia Moras, Henrique Lisboa, Pedrinho Batera, João Acayabe, Ayman Hammoud, Júlio Calasso, Ary França, Tonhão e Clarita Steinberg



SERVIÇO


Data: 12 de abril de 2012 (quinta-feira)
Local: CINE CAJU
Endereço: Travessa Vicente Cicco, s/n - Centro (próx. ao calçadão)
Hora: 19:30
Entrada Gratuita


"O FUTURO POLÍTICO DELES É BEM MAIS IMPORTANTE" - AFIRMAM EDUCADORES MIPIBUENSES SOBRE OS NOSSOS GOVERNANTES


Ontem foi mais um dia de luto para a educação mipibuense. Em reunião convocada pela Promotora de Justiça Sra. Heliana Lucena Germano, compareceram os representantes do SINTE/RN – Núcleo Sindical de São José de Mipibu e da Prefeitura Municipal. Ávidos por escutar uma proposta diferente da já conhecida (nenhuma), os dirigentes deste Núcleo foram abertos a negociação principalmente para demonstrar diante do MP que o objetivo da categoria não é a manutenção da greve, nós fomos obrigados a usar essa forma de luta exatamente porque a Prefeitura não respeita o direito dos trabalhadores tão pouco dos filhos destes.



Novamente, os representantes da Prefeitura vieram com a cantilena de não conceder o aumento por motivo da Lei de Responsabilidade Fiscal, mesmo que o argumento tenha se tornado frágil diante das exposições feitas pelos representantes do Sindicado e Ministério Público. O atual vice-prefeito Sr. Arízio Fernandes deixou bem claro em suas palavras que não importa a situação da greve na educação hoje, o que importa é o que poderá ocorrer com os gestores caso estes venham a ter suas contas reprovadas por “descumprir” a Lei.


Para melhor explicar, colocaremos em palavras mais claras a nossa interpretação

"Eles não estão nem aí para falta de aulas para os filhos dos trabalhadores! O futuro político deles é bem mais importante que a educação pública! A greve poder continuar, é problema dos trabalhadores, dos alunos e dos pais e mães dos alunos, eles não estão nem aí!"


Foi esta a nossa interpretação! Afinal de contas, ao não cumprir o piso, os gestores também não estão descumprindo a Lei? Tem lei mais importante e lei menos importante? Entendemos que para os gestores esta resposta é clara. Se a lei beneficia o trabalhador, é menos importante! Se beneficia o gestor, é mais importante!

E hoje começaram as perseguições. A Secretária Municipal de Educação encaminhou ofício à todas as unidades de ensino comunicando a suspensão do pagamento das horas suplementares, colocando em risco o cumprimento dos 200 dias letivos, visto que os professores estarão desobrigados de repor estas aulas. E desejando provocar medo na categoria ao afetar seu pagamento. Isto é uma vergonha!


Para deixar bem claro que a greve foi provocada pela incompetência dos gestores municipais, os trabalhadores em educação voltaram da greve ao ter seu PCCS aprovado. Não estamos na greve porque desejamos, fomos obrigados a entrar nela pelos Gestores Municipais, por isso convocamos todos os profissionais do magistério para a próxima assembleia que ocorrerá dia 17/04/2012, às 8:00 hs, na Escola Municipal Prof. Severino Bezerra de Melo.

SINTE/MIPIBU

segunda-feira, 9 de abril de 2012

AUDIÊNCIA SOBRE O HOSPITAL DA MULHER



O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e o deputado Fábio Dantas (PHS) realizarão audiência pública na próxima quarta-feira, 11, às 15h, na Assembleia Legislativa, para discutir a polêmica envolvendo o contrato da Organização Marca para gerir o Hospital da Mulher de Mossoró.

Divulgado neste mês, o contrato com uma empresa de direito privado está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual. Ele prevê o pagamento de R$ 15 milhões para cinco meses de gestão do equipamento público. A forma de contratação não foi publicada no Diário Oficial do Estado e o deputado Fernando Mineiro teme que essa forma de gestão prejudique a sociedade.

“O hospital é um equipamento importante não só pra Mossoró, mas pra todo o estado. Diante da importância deste equipamento, estou questionando qual é a segurança do funcionamento dele se até agora não foi apresentado nenhum contrato, nenhum processo licitatório?", declara o deputado Fernando Mineiro.

A audiência pública convidará o secretário de saúde, Domício Arruda, representantes do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Contas, do Conselho Estadual de Saúde e de entidades de classe.

Assessoria de imprensa deputado Fernando Mineiro

domingo, 8 de abril de 2012

COMEMORAÇÃO DO SÁBADO DE ALELUIA EM MIPIBU

Padre Matias dando início à cerimônia religiosa


Sábado de Aleluia é uma data de comemoração no calendário religioso do Cristianismo, ocorrendo sempre antes da Páscoa, sendo, portanto, o último dia da Semana Santa.

A celebração através de uma vigília pascal sempre acontece depois do anoitecer, dando início à Páscoa.



Durante a cerimônia acende-se o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a luz de Cristo, que ilumina o mundo.

Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Na tradição católica, os altares são descobertos, pois assim como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia.

As únicas celebrações que fazem parte é a Liturgia das Horas.

Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da confissão.



PROCISSÃO

Mantendo a tradição católica os fiéis saíram pelas ruas da cidade, numa grande procissão que se encerrou depois da meia noite


O relógio já marcava 12:10 quando encerrou a procissão



CURIOSIDADES SOBRE A DATA


No sábado de aleluia os católicos romanos devem praticar um jejum limitado, não comendo a carne de gado, podendo consumir peixe.

É também no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes.

Curiosamente, diferente de anos anteriores, não vi um único judas pelas ruas da cidade na noite de ontem, muito embora haja inúmeros candidatos dignos de uma bela malhação.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

PETROBRAS E UFRN INAUGURAM PLANTA PILOTO PARA CULTIVO DE MICROALGAS PARA BIODIESEL

Planta fica em Extremoz (RN) e permitirá avanço nas pesquisas do projeto que já identificou cerca de 10 espécies de microalgas capazes de crescer em água de produção de petróleo


A Petrobras e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte inauguraram, na cidade de Extremoz (RN), nesta terça-feira (03/04), planta piloto para cultivo de microalgas para produção de biodiesel. A iniciativa permitirá um avanço nas pesquisas - realizadas até agora apenas em laboratórios - sobre o potencial das microalgas como nova alternativa de suprimento para biodiesel. A solenidade teve a presença do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, e do gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Abastecimento e Biocombustíveis, Alípio Ferreira Junior, além de representantes da universidade.




“A produção de microalgas é um dos projetos de pesquisa prioritários da Petrobras, em razão da sua potencialidade de produção, atuando também na absorção de CO2 e na limpeza da água. Esse projeto coloca a Petrobras na vanguarda das pesquisas de renováveis na América Latina”, explicou Miguel Rossetto, presidente da Petrobras Biocombustível.


Os executivos visitaram a planta, localizada na cidade de Extremoz, a 16 km de Natal (RN), e conheceram as instalações que contam com tanques abertos cuja capacidade é de quatro mil litros e nos quais as microalgas serão cultivadas. Dessa forma, será possível incrementar os estudos sobre a produtividade das microalgas e do seu teor de óleo nas condições climáticas do Rio Grande do Norte, região propícia ao cultivo desses organismos. O projeto identificou cerca de 10 espécies de microalgas capazes de crescer em água de produção de petróleo, uma vez que elas serão cultivadas nesses tanques. Segundo os pesquisadores, as microalgas têm potencial de produção de óleo superior ao das oleaginosas típicas para biodiesel. Outra característica relevante é que "seqüestram" carbono com taxa mais elevada que vegetais.

“Esta inauguração é um momento muito feliz para todos nós que trabalhamos com inovação. Hoje, ao inaugurar a planta que representa a saída do projeto do laboratório, estamos virando uma página e ganhando condições mais próximas da realidade”, afirmou Alípio Ferreira Junior, gerente geral do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes).

O projeto faz parte das Redes Temáticas, programa criado pela Petrobras em 2006, voltado para o relacionamento com as universidades e institutos de pesquisas brasileiros. Hoje já há 50 redes que abrangem mais de 100 universidades e instituições de pesquisas de todo o Brasil. Nas redes, as instituições desenvolvem pesquisas em temas estratégicos para o negócio da Petrobras e para a indústria brasileira de energia.

Desde 2006, a Petrobras investiu mais de R$ 3 bilhões em universidades e instituições nacionais de ciência e tecnologia, possibilitando às instituições conveniadas a implantação de infraestrutura, aquisição de modernos equipamentos, criação de laboratórios de padrão mundial de excelência, capacitação de pesquisadores/recursos humanos e desenvolvimento de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento nas áreas de interesse, como petróleo e gás, biocombustíveis e preservação ambiental.

Do portal Petrobras

ANEEL DÁ PÁRECER FAVORÁVEL A PROJETO DE USINA DE ENERGIA SOLAR NO RN




Projeto é para desenvolvimento de uma usina de energia solar de 1,1 MW em Alto do Rodrigues (RN), a 200 quilômetros de Natal, em terreno da UTE Jesus Soares Pereira


A Petrobras recebeu parecer favorável da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na segunda-feira (02/04), para o projeto de pesquisa e desenvolvimento de uma usina de energia solar de 1,1 MW em Alto do Rodrigues, município do Rio Grande do Norte situado a 200 quilômetros de Natal. A usina será instalada no terreno da Usina Termelétrica (UTE) Jesus Soares Pereira, da Petrobras, e a energia gerada será utilizada pela própria companhia.

O projeto começará a ser desenvolvido este ano e contribuirá para aperfeiçoamento dos dados públicos sobre geração de energia solar (fotovoltaica), para a expansão da rede de laboratórios de ensaios e certificação de equipamentos, e para a formação de profissionais de nível técnico e superior dedicados a essa área. O custo total é estimado em R$ 20,9 milhões, e a previsão para início da operação é o segundo semestre de 2014.

Para o desenvolvimento desse projeto será implantada uma plataforma experimental de 10 kW, como modelo de usina, no Laboratório de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Paralelamente, o Centro de Tecnologias Renováveis do Gás & Energias Renováveis (CTGAS-ER), núcleo de pesquisa e formação da Petrobras em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), instalado em Natal, será capacitado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para realização de serviços de prospecção solar.

Serão instaladas no CTGAS-ER seis estações de captação de dados da energia solar que funcionarão de forma complementar ao Sistema Nacional de Organização de Dados Ambientais (Rede Sonda) do Inpe. Uma estação desse tipo já está em operação na UTE Jesus Soares Pereira desde julho de 2011.

O CTGAS-ER terá também um laboratório – acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – para homologação de equipamentos utilizados em sistemas de geração fotovoltaica, além de um centro de capacitação e certificação de pessoal para atuar em projetos, montagens, operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos.

O projeto da Petrobras foi aprovado na chamada pública da Aneel nº 013/2011 (Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira), que recebeu 18 propostas, totalizando investimentos de R$ 395,9 milhões. Dessas, 15 foram aprovadas e três ainda estão em análise por áreas técnicas da Aneel, do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

quarta-feira, 4 de abril de 2012

CONVITE - LANÇAMENTO DO SELO SOLAR DE QUALIDADE ARTÍSTICA



O SELO SOLAR , selo de qualidade artística, será lançado oficialmente em Natal-RN-Brasil, no dia 11 de abril, às 20h, no Solar Bela Vista, através de cerimonial de abertura, seguido do espetáculo “SERTÃO ARTISTA” e coquetel. O espetáculo contará com artistas potiguares, cearenses e terá a atração internacional, Carlos Martins, aclamado como um dos mais importantes músicos de Portugal.

O Selo Solar tem por objetivo oferecer esta marca para trabalhos artísticos. Através disto, facilitar as vias de contato, incrementar a divulgação e apresentar ao público, aos produtores e aos patrocinadores, uma rede de artistas, produtos e serviços artísticos com a garantia deste selo de qualidade.

O Selo Solar convidará para esta bela noite de seu Lançamento, representantes da classe artística, jornalística, empresarial e institucional, para juntos celebrarem o nascimento deste selo que tem por princípio clarear os passos de quem encontra na arte o ofício, o lazer, o investimento e o curso da vida.

Coordenação de projetos FJA

terça-feira, 3 de abril de 2012

SESSÃO DO CINE CAJU - A PAIXÃO DE CRISTO




A PAIXÃO DE CRISTO





SINOPSE



As últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré (James Caviezel). No meio da noite, Jesus é traído por Judas (Luca Lionello) e é preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus, que eram liderados por Caifás (Matti Sbraglia).

Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judéia, Poncio Pilatos (Hristo Shopov), pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus.

Pilatos não entende o que aquele homem possa ter feito de tão horrível para pedirem a pena máxima e eram os hebreus que pediam isto.


Pilatos tenta passar a decisão para Herodes (Luca de Domenicis), governador da Galiléia, pois Jesus era de lá.

Herodes também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado.



SERVIÇO


Data: 05 de abril de 2012 (quinta-feira)
Local: CINE CAJU
Endereço: Travessa Vicente Cicco, s/n - Centro (próx. ao calçadão)
Hora: 19:30
Entrada Gratuita



domingo, 1 de abril de 2012

"NÃO TEM O MENOR FUNDAMENTO" - DIZ JOSÉ AGRIPINO MAIA (DEM/RN)



O DEM pode sofrer mais um constrangimento. O presidente do partido, senador José Agripino Maia (RN), acaba de ser envolvido em uma investigação do Ministério Público do seu estado.

Os promotores investigam um esquema de corrupção que, nos últimos 20 anos, teria desviado R$ 1 bilhão dos cofres do Detran potiguar.

Em depoimento, um dos suspeitos de participar do esquema, José Gilmar de Carvalho Lopes, afirmou que Agripino teria recebido R$ 1 milhão em doações de campanha oriundas dos desvios. Também teria sido beneficiado pelas doações, Carlos Augusto Rosado, marido da governadora Rosalba Ciarlini (DEM).

As negociações teriam sido feitas pelo advogado George Olímpio, sócio do ex-senador tucano João Faustino no esquema. Faustino é suplente de Maia no Senado.

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia (RN), afirma que as denúncias de que teria recebido R$ 1 milhão em doações para sua campanha eleitoral são infundadas. “É um despautério. Nego peremptoriamente que haja ocorrido algo desse tipo. Não tem o menor fundamento”, esclarece.

Fonte: Revista Época/Felipe Patury