domingo, 30 de setembro de 2012

JOSÉ MARIA FAGUNDES (BRANCO) É CANDIDATO A VICE-PREFEITO EM JACOBINA NO ESTADO DA BAHIA


José Fagundes durante entrevista na Rádio Jacobina FM

Olha só onde foi parar o nosso querido amigo Branco de Zé Fagundes. Candidato a vice-prefeito de Jacobina/BA. 

Quem o conhece sabe da sua grande capacidade de articulação, desde os tempos de Mipibu.

Uma boa sorte ao amigo nessa empreitada, que, por sinal anda muito bem, de acordo com as pesquisas eleitorais já realizadas.

Amanhã publicaremos a matéria com o resultado da pesquisa de Jacobina.

Veja a seguir a entrevista que ele deu a Rádio Jacobina FM.



*******************************



JOSÉ FAGUNDES EM ENTREVISTA 
A RÁDIO JACOBINA FM 


O candidato à vice prefeito da coligação Para Reconstruir Jacobina, o senhor José Maria Fagundes foi o entrevistado de hoje pela Rádio Jacobina FM num programa exclusivo das Eleições 2012 que vai ao ar todo sábado das 9h às 11h. Confira alguns trechos:

Por que o senhor aceitou ser vice de Rui Macedo a quem foi adversário nas eleições passada?

Na eleição passada estava ativamente ao lado de Valdice pelos 30 anos de assistência social dela, achando que ela faria a diferença, mas não foi o que eu imaginava...
...Só tenho dois meses de contato direto com Dr. Rui, fui até ele não pedindo emprego, mas levando projetos para apresentá-lo e isso me deu credenciais para concorrer ao cargo de vice, onde fui escolhido democraticamente pelos partidos.

A vaidade falou mais forte na hora de unir as oposições? Quem ou o que impediu essa união?

Isso de Amauri ser candidato a prefeito apoiado por Rui Macedo surgiu há dois anos numa reunião quando o Amauri foi eleito deputado onde achávamos que muitas coisas poderiam acontecer para impedir que Rui fosse candidato... Nas pesquisas Rui sempre estava na frente, e ele, não sei se por vaidade ou questões partidárias resolveu levar sua candidatura à frente.
Mas estamos abertos, não tenho vaidade política e se tiver que abrir mão do cargo para essa união farei isso por Jacobina.

Ainda existe possibilidade para essa junção entre PT e PMDB?

Essa possibilidade existe e é real, contanto que o Amauri volte atrás e assuma que errou e essa hipótese só poderia acontecer com Dr. Rui na cabeça da chapa, pois ele é o melhor indicado nas pesquisas internas.

Quanto às críticas ao Dr. Rui nas ultima eleição, o senhor mudou de idéia?

Não. Como já falei, eu pertenço a um partido político e acreditava em um trabalho que dona Valdice poderia fazer, mas ela não desenvolveu em nossa cidade nenhuma obra de infraestrutura e Jacobina não depende só de ruas pintadas.

O que lhe credencia a ser vice? 

Por que eu estou com Dr. Rui como parceiro e ele como prefeito fez muito por Jacobina. E o Fagundes é uma pessoa operacional que vive o dia a dia da cidade, vou pras esquinas, pra feira, pra o mercado velho e sei das dificuldades das pessoas.
 
Principais prioridades

De imediato a Saúde. O primeiro dia de governo vamos à ação para revitalizar o Hospital Antonio Teixeira Sobrinho dentro do curto período de 30, 60 e 90 dias trazer UPA, LACEN, SAMU esse é o plano que temos montado para HATS. 
Limpar os dois rios está no meu projeto e negociação com Dr. Rui e isso farei no primeiro ano buscando parcerias com Dr. Cícero e empresas privadas. Uma tubulação de 1200 metros para captar esses esgotos desde o setor de obras até depois do Fórum.
O trânsito. Irei correr atrás da construção de uma ponte que liga o Fórum à casinha de turismos na saída da cidade, buscarei apoio do Deputado Amauri Teixeira ou quem for para fazer essa ponte para desafogar o trânsito no centro de Jacobina e essa ponte será em homenagem ao Mestre Davi um cidadão comunista que fez muito por Jacobina.
A duplicação das pistas Nazaré ao Posto Pedra Branca e SEMUSA ao Posto Pedra Branca e uma praça imponente em frente ao Parque de Exposição.
Vamos trazer cursos em parceria com o SENAI, criar situações favoráveis ao trabalhador como já faço em minha empresa onde tenho funcionário que entraram “Brutos” e hoje são profissionais no que desenvolvem.

Por que é dado pouco espaço ao vice?

Muitas pessoas se acomodam, outros fazem por onde ofuscar. O vice atual ele é competente, inteligente, uma pessoa boa e simplesmente é podado e nem um gari ele pode colocar pra trabalhar por sua indicação por que alguém quer ofuscar e ele ficou na dele. O vice prefeito é muito importante sim, Jacobina é grande e uma pessoa só não consegue administrar. Vou estar no meio da rua no meio do povo.

Primeiro Emprego: Pólo Industrial foi comprado na época de Dr. Rui e não foi criado nada, e junto ao SENAI iremos colocar em prática isso, para atender esses jovens.

Debate: Virei ao debate, responderei ao vivo as perguntas do eleitor, pode ter certeza que carta não mandarei, nem para as namoradas eu mandava.

Novidades: Saí da mesmice, eu trago projetos que revitaliza uma área nobre, o rio do Ouro, a ponte que desafoga o trânsito, a estação de transbordo para as Vans das cidades vizinhas e outros.

Mercado do Produtor: O 4º bem colocado, já tem um projeto que ele sairia para onde é o aeroporto e o aeroporto irá ficar entre o Junco e o Paraíso e o mercado indo pra lá seria com uma boa infraestrutura e esperamos que o Deputado Amauri Teixeira nos apóie nesse projeto. 

Fonte: Diário da Chapada

O ARRASTÃO DE KERINHO E CAMARÃO

 Kerinho e Camarão com a prefeita Norma Ferreira na chegada do arrastão ao centro da cidade


A coligação "Todos por Mipibu" que tem a frente Kerinho e Camarão, promoveu na noite de ontem mais um grande arrastão pelas ruas de São José.
    

O evento teve início no CAIC, de onde partiu rumo ao centro da cidade trazendo uma grande multidão de simpatizantes. 

 

 A concentração final ocorreu no calçadão, onde foi armado um palanque, sendo realizado em seguida um grande comício.

Vários oradores fizeram o uso da palavra dentre eles a prefeita Norma Ferreira, declarando apoio ao projeto político de Kerinho e Camarão.

 

Encerrando o evento discursou Kerinho traçando um breve roteiro do que pretende fazer caso seja eleito, chamando atenção para as questões relacionadas ao esporte, cultura e segurança.


 Kerinho discursa no encerramento do comício

O candidato concluiu sua fala fazendo um apelo aos amigos eleitores para que "pastorem" o voto até o dia 7 de outubro, pois, segundo ele, sua vantagem já é de dois dígitos em relação aos demais candidatos.



"PAIXÃO" ROUBA A CENA
NO FINAL DO COMÍCIO

 

Terminado o comício a candidata  a vereadora Paixão, muito esperta e demonstrando habilidade política, fez campanha  no ninho dos bacuraus que se concentravam entre as cigarreiras de Liliu e Bastinho, depois de uma movimentação, também realizada na noite de ontem, no Bairro Novo.

 

Super desinibida a candidata distribuiu simpatia para todos, pedindo o voto  inclusive do deputado Fábio Dantas que por lá também se encontrava.


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

RIBEIRA GANHARÁ ESCULTURA DE GUARACI GABRIEL



A boa e velha "vaquinha" poderá ajudar, enfim, a mudar a feição de abandono do histórico Beco da Quarentena, na Ribeira. A iniciativa parte de uma ação colaborativa da Casa da Ribeira, levantando recursos para que o artista plástico Guaraci Gabriel possa produzir a obra "Flor na Raiz", uma estrutura de 12 metros feita de ferro, aço e concreto, no meio do beco. Parte do dinheiro já foi obtido - a outra, ficará a cargo das doações voluntárias dos interessados. A obra está prevista para ser inaugurada no próximo dia 14 de outubro, durante o Circuito Cultural da Ribeira.


Crucifixo Coação em Cristo de Escape  - uma das 
obras famosas do artista potiguar



COMO PARTICIPAR


A Casa da Ribeira já tem a quantia de 5 mil reais, e precisa arrecadar mais 5.950 mil para possibilitar a obra. Guaraci Gabriel  já conta com todos os materiais necessários, sendo preciso o dinheiro para pagar seu trabalho e de seus assistentes, mão de obra dos soldadores, pedreiros e alugar um guindaste pra montar a obra. Os interessados podem doar as quantias de 20, 50, 100 e 200 reais - com direito a ter os respectivos nomes na placa da obra. As colaborações podem ser feitas diretas com a casa ou depositadas na conta bancária da instituição. Haverá uma prestação de contas no dia 30 de outubro.

A ação para garantir a conservação do Beco da Quarentena começará com a instalação de um poste de iluminação. Ao lado dele, a obra de Guaraci. "A Flor na Raiz" terá uma base de concreto com relevos de corpos humanos com 3 metros de diâmetro; a haste será uma longa corrente comporta por elos de 25x40cm cada; a "pétala" da flor será um tarugo de aço inox com tela de moeda; no centro da flor terá um exaustor que vai girar de acordo com o vento. Segundo Guaraci, a obra "relata o sentido atual do beco e o sentimento de passado", sendo a corrente, a trajetória da existência. O artista, que já participou de grandes eventos e bienais como Mercosul, Cuba e em Paris, é conhecido pelas esculturas monumentais em ferro. 

O Circuito Cultural da Ribeira e os empresários que movimentam culturalmente o bairro fazem ações para favorecer o Beco da Quarentena desde as primeiras edições do Circuito Cultural da Ribeira, com as já famosas lavagens do beco. A obra foi feita pra durar bastante tempo e ficará ao ar livre para que moradores da cidade ou turistas possam apreciá-la.

Serviço: Mais informações sobre as doações para a obra de Guaraci Gabriel na Ribeira, no  3211-7710.

Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 25 de setembro de 2012

MUSEU DE NÍSIA FLORESTA PARTICIPA DA 6ª PRIMAVERA DOS MUSEUS





PROGRAMAÇÃO NACIONAL CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE SEIS MUSEUS DO RN


A 6ª. Primavera de Museus acontece entre os dias 24 e 30 de setembro em todo o Brasil. Mais de 800 museus e outras instituições culturais participarão dessa temporada de eventos que terá como tema: ‘A Função Social dos Museus’.

No Rio Grande do Norte participam da 6ª. Primavera dos Museus, a Casa de Cultura Popular em Augusto Severo, o Museu Mineral de Currais Novos, o Museu Cultural de Major Sales, o Memorial Aluísio Alves em Natal, Museu Auta Pinheiro Bezerra em Santa Cruz e o Museu Nísia Floresta no município de Nísia Floresta.

Em Nísia Floresta, a programação que acontece no período de 24 a 28 de setembro é composta de visitas guiadas ao museu, rodas de conversa, contação de histórias e outras atividades de incentivo à leitura, exibições e debates de filmes nacionais de curta metragem, apresentação de mestres e grupos da cultura popular e feira de artesanato.

Essa ação é realizada pelo Museu Nísia Floresta, o Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP, o Projeto Cinema na Escola, através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, o Pontão de Cultura e Comunicação e o Projeto Patrimônio Imaterial: Mapeamento e Difusão.

Nacionalmente a 6ª. Primavera dos Museus é coordenada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus e tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para o debate em torno de assuntos da atualidade através de eventos como exposições, seminários, oficinas e palestras, entre outros.


“Essa iniciativa que é coordenada pelo Ibram é de grande importância, pois mobiliza centenas de instituições em todo o país, criando uma ação articulada e uma pauta de discussão dos museus com a sociedade”, disse Raimundo Melo – coordenador do Museu Nísia Floresta.

O tema desse ano homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades.

Com mais de 2.400 em 364 municípios, a programação atinge todos os Estados e o Distrito Federal. Pela primeira vez, também participará da iniciativa uma instituição de outro país: o Museo Etnolóxico de Ribadavia (província de Ourense) na Espanha.

Contatos:


(84) 9950-4984 – Raimundo Melo

(84) 8883-9580 – Elizama Cardoso



CONVITE - ORQUESTRA SINFÔNICA E CORAL CANTO DO POVO NO TEATRO ALBERTO MARANHÃO





segunda-feira, 24 de setembro de 2012

TÚNEL DO TEMPO - O SOFRIMENTO DOS EDUCADORES MIPIBUENSES NA APROVAÇÃO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS EM 2010


O texto abaixo foi postado nesse blog em 10 de março de 2010, e reflete fielmente como se comportou cada vereador de Mipibu, num dos momentos mais difíceis enfrentado pelos profissionais de educação da nossa cidade.

Como é público e notório que brasileiro tem memória curta, sugiro que todos os professores mipibuenses leiam e reflitam.

Foto: Arquivo Amauri Freire



O Projeto de Lei do Plano de Cargos e Carreiras do Magistério Público Municipal foi finalmente aprovado na noite de ontem. 

Após receber diversas emendas ao projeto original, fruto de pressões da categoria através do Sindicato, e com o apoio do Ministério Público, o mesmo foi posto em discussão e votação, sendo aprovado por unanimidade pelos nove vereadores da Câmara Municipal de São José de Mipibu. 

A colocação e aprovação dessas emendas ao projeto original, ficará para sempre registrada na memória dos trabalhadores da educação da rede pública municipal. 

Foi um processo extremamente desgastante, que se arrastou desde o mês de dezembro de 2009 até a noite de ontem. 

Durante esse período, por diversas vezes, a categoria organizada conseguiu fazer com que o mesmo fosse retirado da pauta, ou voltasse para revisões na Comissão de Educação da Câmara. 

Entretanto a coisa azedou de vez, depois que o plenário daquela casa resolveu aprovar, em primeiro turno, o projeto sem as devidas mudanças e reivindicações da categoria.

Naquela noite, apenas os três vereadores da oposição, Clidenor Ferreira, Jean Nerino e Crisóstomo Barbosa deram voto favorável aos professores.

Os vereadores Jamaci Oliveira, Kéricles Alves, Carla Simone, Kélia Serafim, Roberto Ferreira e Socorro Melo, apesar dos fortes apelos dos profissionais da educação que, naquela fatídica noite, lotaram as galerias da Câmara Municipal, resolveram dar voto favorável a aprovação do tal projeto sem as tão sonhadas alterações solicitadas até aquele momento.

A partir de então os professores partiram pra luta, numa campanha reivindicatória jamais vista na aldeia dos Mipibus.

Lembrando os velhos ancestrais usaram a melhor arma que um povo dispõe. Uma mistura de bravura, organização, determinação e união. (Pra quem não sabe os índios Mipibus criaram fama durante a colonização portuguesa, pela bravura com que defendiam seu território).

Cientes de que o projeto seria aprovado em segundo turno, sem nenhuma modificação, só restou aos professores radicalizar no processo.


Foto: Arquivo Amauri Freire

Fizeram várias assembléias e conclamaram toda a categoria a promover o enterro simbólico da educação municipal, numa tentativa de chamar a atenção da sociedade para um problema que, certamente prejudicaria, para sempre, a já tão sofrida carreira de professor da rede pública municipal.

Foto: Arquivo Amauri Freire

Esse ato gerou muitas controvérsias na mídia da aldeia.

Alguns chegaram a taxar os professores de irresponsáveis e, pasmem, queriam até que os mesmos fizessem um pedido de desculpas.

Pedir desculpas a quem, caras pálidas?

Quem deveria pedir desculpas era os seis vereadores da situação, juntamente com a prefeita e seu séquito de assessores, que queriam enfiar de goela abaixo um projeto mal elaborado, onde os maiores prejudicados seriam os educadores do município.

É bom lembrar que se esse projeto fosse aprovado, tal qual foi apresentado e sem as devidas modificações, jamais seria revisto.

Após esse episódio muita coisa mudou no cenário e, finalmente, a Câmara Municipal e a Prefeitura viram que os professores não estavam para brincadeira.

Através de solicitação do coordenador sindical Joaquim Tomé, também entrou em cena o Ministério Público, na pessoa da Dra. Eliana Germano, que sabiamente interviu na questão, solicitando o adiamento da votação pela câmara, e uma abertura junto ao executivo municipal para que as partes envolvidas pudessem rediscutir os pontos divergentes.

Foi a partir dessa abertura que várias questões, emperradas até então, conseguiram avançar, gerando as emendas que puseram fim ao difícil e sofrido imbróglio.

Estes foram os principais pontos onde houve avanço:
-Paridade na comissão de avaliação de desempenho;
-Criação de critérios de avaliação no prazo de 360 dias;
-Mudança da primeira letra de 06 (seis) para 04 (quatro) anos;
-Percentual de 3% de uma letra para outra, sendo que em junho a categoria se reunirá para rever os 2%, perfazendo então os 5%;
-Criados o título de especialista 20%;
-Direções e vice-direções “indicadas” serão substituídas por profissionais de carreira do município;
-Eleições diretas para diretores em escolas a partir de 301 alunos;
-Incorporação de regência no salário base;
-Convocação de concurso público quando se atingir a necessidade de 15% do efetivo.

Espera-se que este entrevero sirva de lição para os “caciques” da velha aldeia dos Mipibus, alguns ainda saudosos dos tempos da chibata.

O problema é que no sangue de muitos deles, ainda corre resquícios dos anos de chumbo, onde democracia era considerada palavrão.

Uma última curiosidade. Nas duas sessões em que foi posto em votação, nenhum dos vereadores da situação abriu a boca para proferir uma única palavra em defesa dos professores, ou até mesmo do próprio projeto. Entraram mudos e saíram calados.

Foi a maior saia justa, imposta pela prefeita, aos vereadores da situação.

A máscara caiu pra quem se proclamava independente.


Esse texto é dedicado aos bravos professores de Mipibu,
 

AMAURI FREIRE
Ex-professor e ex-vereador

São José de Mipibu, 10 de março de 2010

domingo, 23 de setembro de 2012

O ARRASTÃO DE ARLINDO E FERNANDA


 Arlindo e Fernanda na chegada ao palanque

Na noite de ontem a coligação "Mudança e Renovação" promoveu mais um grande arrastão pelas ruas de Mipibu.

O evento teve início numa concentração no CAIC, seguindo para o bairro Tancredo Neves, de onde partiu para as ruas centrais da cidade.

 
 
 
 
 
 
 

Por quase duas horas milhares de pessoas percorreram a pé, cerca de 5 quilômetros num clima de muita animação, ao lado de Arlindo e Fernanda e dos candidatos a vereador da coligação.



No palanque montado no calçadão foram recebidas figuras importantes do cenário político potiguar, que vieram prestar a poio aos candidatos mipibuenses.



O comício teve início com um discurso do deputado estadual Fábio Dantas que fez uma análise dos últimos 8 anos de governo em Mipibu, chamando a atenção para a visível situação de atraso enfrentada pela cidade, se comparada com cidades vizinhas.
 

Em seguida falou o deputado Federal Rogério Marinho, que agradeceu aos mipibuenses as expressivas votações por ele recebidas em São José por duas oportunidades, chamando também a atenção para a importância do retorno de Arlindo ao governo de Mipibu.

 

O senador e ministro da previdência Garibaldi Alves deu sequência ao comício, falando da importância do retorno do PMDB ao governo de Mipibu. De antemão colocou-se à disposição de Arlindo e Fernanda a partir de janeiro de 2013, abrindo portas em Brasília para o desenvolvimento de São José.

 

Em seguida entrou o deputado federal Henrique Alves, o bacurau-mor da terra dos potiguares e provável futuro presidente da Câmara Federal. Seu discurso seguiu a linha de Garibaldi, também colocando-se a disposição dos mipibuenses em Brasília, tão logo Arlindo assuma a prefeitura.

 

No final falou Arlindo Dantas agradecendo a grande multidão que acompanhava o evento desde o início da noite, numa jornada de quase 6 horas entre a passeata e o comício. Agradeceu também os apoios de Rogério, Garibaldi e Henrique à sua candidatura, e conclamou os presentes a manter o ritmo da campanha até o dia 7 de outubro.


BASTIDORES

 Inês, Ismar, Socorro Dantas, Arlindo e Fernanda

 Dona Rai e Arlindo
 Lúcia, Dr. Cássio e Jorge

 Verônica ladeada por apoiadores



O MOVIMENTO PELA RUA


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


sábado, 22 de setembro de 2012

PRAÇA DE GUERRA - TRÊS HOMENS TROCAM TIROS EM PLENO CENTRO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

 A praça da matriz foi palco de tiroteio


Quando o assunto é segurança pública, a coisa está cada vez mais feia para os mipibuenses.

Imagine uma manhã de sábado, dia da feira livre na cidade, e por razões até agora desconhecidas 3 homens decidem resolver suas desavenças à bala.



Pois é caros leitores, essa cena infelizmente ocorreu há poucas horas em pleno centro da nossa cidade, no local conhecido como "ESPAÇO TURÍSTICO CULTURAL", nas proximidades da lanchonete Marrom Glacê.


 


Numa ação rápida, dois homens se aproximaram de uma rapaz conhecido por "Gordo Peba" e fizeram vários disparos, provocando sua morte quase que instantânea.

Em seguida os mesmos fugiram em disparada, sendo perseguidos por um policial que se encontrava nas proximidades.

Na perseguição houve troca de tiros pelas ruas da cidade, provocando ferimentos nos dois homens que buscavam fuga do local.


Como hoje é dia de feira livre, um grande número de curiosos permanece no local aguardando a chegada do ITEP
 

O corpo do rapaz (coberto por um lençol) ainda se encontra no local, aguardando os técnicos do ITEP para a remoção



De acordo com informações mais recentes um dos homens feridos na perseguição veio a falecer posteriormente, o segundo encontra-se ferido sendo socorrido no Hospital Monsenhor Barros. 

Quem diria que uma cidade pacata como São José de Mipibu, seria palco de cenas dignas de filmes de  bang bang.

Só nos resta lamentar.

Infelizmente.