terça-feira, 29 de novembro de 2011

MISSA DE 30º DIA EM SUFRÁGIO DA ALMA DA SRA. MARIA DE LOURDES FREIRE



CONVITE

Missa de 30º Dia









A família da Sra. Maria de Lourdes Freire, através de seus filhos e netos, convida os fiéis e amigos, para a Missa de 30º dia em sufrágio de sua alma.

A cerimônia ocorrerá quarta-feira, 30 de novembro, às 18h:30, na Paróquia de Santana e São Joaquim, na cidade de São José de Mipibu.

Desde já, os familiares agradecem a todos que comparecerem a esse ato de fé e solidariedade cristã.




Eu sou a ressurreição e a vida.
Aquele que crê em mim viverá, ainda que morra;
E todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá.

(João 11, 25-26)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

KUNG FU - ATLETAS MIPIBUENSES FAZEM BONITO EM CAMPEONATO ESTADUAL



A turma de Kung Fu de São José de Mipibu fez bonito no campeonato estadual, realizado dia 20 de novembro deste ano, no distrito de Emaús, em Parnamirim.

Todos os alunos que participaram trouxeram medalhas, entre eles: Raiane Thainá, três medalhas de ouro; Willyane Rafaelle, duas de ouro e uma de prata; Rodrigo Elias, duas de ouro; Marcos Freire, um ouro e duas pratas; Pedro Henrique, um ouro e um bronze, e Messias Antônio, bronze.

A aulas de Kung Fu acontecem às terças e quartas, a partir das 19h00, e aos sábados a partir das 18h00, na sede da Associação Cultural Cajupiranga, em frente ao campo do Arsenal FC, no centro de São José. Maiores informações podem ser adquiridas no local no horário das aulas.


Post enviado por José Maria Gonçalves

domingo, 27 de novembro de 2011

CLODOALDO BARBOSA COMENTA A POSTAGEM HISTÓRICA DO ENCONTRO DO BLOGUEIRO COM GILBERTO GUERREIRO BARBALHO



Amauri,

Não poderia deixar de parabenizá-lo por essa histórica postagem.

A visita que fez ao maior historiador vivo de Mipibu me deixou com inveja.


Durante muito tempo, desde que li pela primeira vez o livro intitulado "História de São José de Mipibu" de autoria de Gilberto Guerreiro Barbalho, sempre tive muita curiosidade em conhecê-lo, saber se estava vivo, onde mora e o que faz.

Tomei conhecimento da existência desse livro quando, nos anos 90, na faculdade de sociologia, pesquisava sobre Mipibu. Consegui um exemplar autografado com monsenhor Antônio Barros (em memória), providenciei uma cópia que já li e reli inúmeras vezes.

Gilberto Barbalho foi citado por Câmara Cascudo em seus escritos históricos e culturais. Seu livro é a maior referência bibliográfica sobre a história de Mipibu. Trata-se de uma verdadeira relíquia histórica.

Quase tudo o que sabemos hoje sobre a nossa história foi registrado em seu livro. Em sua época ele teve acesso a informações documentadas que, em grande parte foram perdidas pelo desprezo que a gestão pública municipal tem pela sua memória e cultura.

Apesar de Gilberto ter deixado de residir em Mipibu, talvez pela necessidade de vencer na vida, tenho certeza que ele continua a amar a sua terra de origem.

Estamos devendo muito a esse homem. Já passamos da hora de fazer uma grande homenagem a este mipibuense que de tanto amar a sua terra, escreveu um belo livro sobre ela.

Nem precisava Amauri tê-lo reencontrado. Com isso, Amauri também presta um grande serviço. O Poder Público Municipal já deveria tê-lo encontrado há muito tempo e homenageado-o.

O grande legado que o historiador Gilberto Guerreiro prestou a Mipibu o torna digno das maiores honras que o nosso município possa fazer a um filho. Merece, ao menos, uma estátua, uma praça, uma rua, uma escola, uma biblioteca e a publicação de sua biografia.

Sei que ele não faz questão de nada disso, afinal, ficou e continua no silêncio durante todo esse tempo (mais de 50 anos). Felizmente ainda há tempo para corrigirmos esse grave e grande erro histórico.

Vale lembrar que o seu livro faz homenagem ao aniversário de 200 anos de vida administrativa, quando Mipibu deixou de ser uma simples aldeia para tornar-se Vila de São José do Rio Grande, o que ocorreu por determinação do Rei de Portugal, em 22 de fevereiro de 1762. Essa data ficou esquecida no calendário cultural da nossa cidade (há um calendário cultural na nossa cidade?).

No dia 16 de Outubro comemoramos a emancipação política, em que a Vila ascendeu (1845) à condição de Cidade, passando a ser chamada de Cidade de São José do Rio Grande, denominação posteriormente alterada para São José de Mipibu.

O dia 16 de Outubro costuma ser lembrado todos os anos e muitas vezes confundida com a data de fundação de Mipibu. Nesse caso Mipibu teria 166 anos de história, o que não é verdade. Os portugueses expulsaram dessas paragens primeiramente os franceses e posteriormente os holandeses entre o final dos anos 1500 e primeira metade dos anos 1600. Portanto, temos mais de 400 anos de história pouco pesquisada e remotamente escrita.

Salvo engano, não recordo que exista, em Mipibu, nada que homenageie esse cidadão conterrâneo. O seu livro teve apenas uma impressão e até hoje não houve quem escrevesse outro livro relatando a história de Mipibu. Aliás, mesmo que isso tivesse acontecido sua contribuição continuaria sendo única e insuperável.

De antemão, torno público os meus agradecimentos, na condição de cidadão, ao sr Gilberto Barbalho, pelo grande serviço que prestou a nossa cidade, ao pesquisar, escrever e publicar parte importante de nossa história. Bem como a Amauri, pelo belo feito de ter ido visitá-lo e trazer para nós a boa notícia de que vive o nosso maior historiador.

Clodoaldo Barbosa



*****************************


Meu caro Clodoaldo,

Quero agradecê-lo pelo brilhante comentário, algo que considero digno de pessoas desprendidas e capazes de reconhecer quem trabalha com seriedade.

Mais uma vez confesso que tinha uma vontade imensa de conhecer o nosso grande historiador, cuja figura sempre foi lembrada e citada por quem estuda e pesquisa as coisas de Mipibu.

Concordo plenamente com você sobre a realização de uma possível homenagem ao grande homem, algo que considero justo e necessário.

Brevemente conversarei com alguns amigos da terrinha para, juntos, levarmos essa ideia até as nossas autoridades.

Quem sabe alguma delas se sensibiliza e encampa essa proposta, e, tomara, num futuro próximo possamos realizar essa justíssima homenagem.

Um abraço,
Amauri Freire.


sábado, 26 de novembro de 2011

HISTÓRIA - UM VISITA A GILBERTO GUERREIRO BARBALHO, AUTOR DO MAIS IMPORTANTE LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Gilberto Guerreiro Barbalho

Na última quarta-feira tive a honra e a felicidade de conhecer um dos mais ilustres filhos da terra dos mipibus, o historiador, escritor e trovador Gilberto Guerreiro Barbalho, autor do mais importante livro já escrito sobre a história de São José de Mipibu.

Desde os tempos em que pesquisava as coisas da terrinha, juntamente com o saudoso Pedro Freire, sempre tive a curiosidade e conhecer essa grande figura, muitas vezes citada por Seu Pedro em seus escritos, de quem foi colega de infância.

Pois bem.

Estando na cidade do Rio de Janeiro, durante essa semana, tive a curiosidade de pesquisar na internet dados sobre Gilberto Barbalho, e, num golpe de sorte, consegui encontrar seu endereço e telefone.

De posse do número consegui um contato com sua filha Olívia, através da qual pude acertar uma visita para o final daquela tarde.

Conforme combinado, por volta das 17:30 consegui chegar ao seu apartamento, sendo recebido por um senhor de cabelos branquíssimos e de uma educação e receptividade sem igual.

Durante quase 2 horas conversamos sobre Mipibu, e, particularmente, sobre o livro por ele escrito quando tinha pouco mais de 30 anos de idade.

Aposentado do BNDES, vive hoje na cidade do Rio de janeiro, morando numa rua tranqüila do bairro de Copacabana, onde passeia diariamente nos finais de tarde.

Além do primoroso livro que produziu sobre a história de São José de Mipibu, passou a escrever trovas, sendo membro da Academia Brasileira de Trova.




LEMBRANÇAS


Dentre as muitas lembranças que tem da terrinha, uma das que mais lhe marcou foi o tempo de escola, quando estudou no Grupo Escolar Barão de Mipibu.

Daquela época ele guarda em sua memória a presença de ilustres contemporâneos como; Djalma Emerenciano, Mirian Coeli e José de Anchieta Ferreira, segundo ele, os melhores alunos da turma.


Djalma Emerenciano ao lado de minha irmã Ângela


Djalma Emerenciano, figura queridíssima pelos mipibuenses, durante várias décadas foi o mais importante “farmacêutico” da cidade. Mora até hoje em São José e é pai do amigo blogueiro Daltro Emerenciano.


Mirian Coeli


Mirian Coeli após sair do Grupo Escolar Barão de Mipibu partiu para Natal, onde foi professora e jornalista, tornando-se escritora e autora de vários livros. Morreu em 1982 vitimada por um câncer.


Capa do livro de José de Anchieta Ferreira


José de Anchieta Ferreira, mais conhecido por Dr. Anchieta é um bom contador de histórias.

Médico oftalmologista, também enveredou pelas letras e escreveu um belo livro de memórias – Histórias que não estão na História.

Como vemos, daquela época muita coisa boa saiu dos bancos do velho Grupo Escolar Barão de Mipibu, hoje em situação deplorável e sem dispor de um simples vigia.

Na conversa com Gilberto Barbalho evitei comentários acerca da atual realidade da velha escola onde ele, eu e muitos mipibuenses estudamos.

Na verdade, o que eu de fato queria naquele momento era conhecer e conversar com o maior historiador de São José de Mipibu.

ESTRADA DE JAPECANGA É RECUPERADA APÓS DENÚNCIA DO BLOG MIPIBU EM FOCO

Operários tapam buracos com asfalto, recuperando trechos da estrada Parnamirim/Japecanga/Mendes


Um mês depois de denúncia feita aqui neste blog, o DER iniciou uma operação tapa-buracos na rodovia que liga Paranamirim às comunidades de Japecanga e Mendes.




Naquela oportunidade flagramos uma equipe de funcionários de uma empresa limpa-fossas, tapando os buracos com barro, numa tentativa de manter a estrada nas condições mínimas de segurança.

Esperamos que essa atitude se estenda por outras rodovias do município, como as que ligam Laranjeiras dos Cosmes e Laranjeiras do Abdias, ambas em situação precaríssima.


Cerca de um mês atrás operários de uma empresa de limpa-fossas fizeram uma operação tapa-buracos na estrada com barro, e reclamavam da ausência de ações do estado e do município em Japecanga

VIOLÊNCIA EM MIPIBU - RESTAURANTE DO MACEDO É MAIS UMA VEZ ASSALTADO

O comerciante Macedo, proprietário de um restaurante/pousada localizado nas margens da BR 101 foi mais uma vez assaltado.

O crime o correu agora há pouco. (no início da noite)

Segundo informações 3 bandidos invadiram o local, anunciaram o assalto e foram logo atirando, atingindo Macedo e um integrante de uma banda de forró que se encontrava hospedado na pousada.

Nesse exato momento a SAMU encontra-se no local prestando os primeiros socorros às vítimas.

Essa é a segunda vez que Macedo sofre esse tipo de atentado.

Há cerca de quatro anos o mesmo foi atingido por vários tiros numa tentativa de assalto nesse mesmo local, ficando durante meses internado para conseguir uma recuperação.

Tá cada vez mais difícil viver em Mipibu.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ANTIGOS NOMES DE MUNICÍPIOS DO RN




Essa me foi enviada pelo amigo Edilson Avelino, que, mesmo morando no Rio de Janeiro se mantém ligado nas coisas das terras potiguares.





***********************




ANTIGOS NOMES DE MUNICÍPIOS DO RN



- Afonso Bezerra = Carapebas
- Almino Afonso = Caeira
- Alexandria = Barriguda
- Barcelona = Salgado
- Caicó = Vila do Príncipe
- Carnaubais = Poço da Lavagem
- Coronel Ezequiel = Melão
- Coronel João Pessoa = Baixa de Nazaré
- Doutor Severiano = Mundo Novo
- Eloy de Souza = Caiada de Baixo
- Equador = Periquito
- Espírito Santo = Canabrava
- Francisco Dantas = Tesoura
- Felipe Guerra = Pedra D'abelha
- Frutuoso Gomes = Mineiro
- Gov. Dix-Sept Rosado = São Sebastião e Sebastianópolis
- Ielmo Marinho = Poço Limpo
- Jardim do Seridó = Conceição dos Azevedo
- Janduis = São Bento do Bofete
- João Câmara = Baixa Verde
- José da Penha = Mata
- Macaíba = Coité
- Marcelino Vieira = Panatis e Passagem do Frejó
- Monte Alegre = Bagaço e Quirambu
- Martins = Maioridade
- Nova Cruz = Anta Esfolada e Urtigal
- Nisia Floresta = Papari
- Patu = Junco
- Pedro Avelino = Riacho do Machado
- Pedro Velho - Cuitezeiras
- Rodolfo Fernandes = São José dos Gatos
- São José do Seridó = Bonita
- São Vicente = Saco da Luisa
- Santana do Matos = Bom Bocadinho
- Santo Antonio = Santo Antonio do Salto da Onça
- Serra Caiada = Caiada de Cima
- Umarizal = Gavião
- Upanema = Curral da Várzea e Rua da Palha

Coletado do livro Nomes da Terra de Luiz da Câmara Cascudo Fundação José Augusto / Coleção Cultura - 1968

domingo, 20 de novembro de 2011

20 DE NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


O Dia da Consciência Negra celebrado em 20 de novembro no Brasil é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

A lei 10.639 instituída em 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, tornando também obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.







ZUMBI DOS PALMARES


Zumbi é considerado um baluarte e herói maior da resistência antiescravagista no Brasil, e o grande líder do quilombo dos Palmares.

Ainda garoto foi capturado por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo, por quem foi criado e educado.

Aos 12 anos já tinha apreciável noção de Português e Latim sendo batizado com o nome de Francisco.

Com 15 anos, Zumbi fugiu e voltou para o Quilombo onde tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares.

"Zumbi" significa a força do espírito presente.

Maior ícone da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.

Caçado pelos homens comandados pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares.

Seu corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado até Porto Calvo.

Sua cabeça foi decepada e enviada para Recife, onde foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

GOVERNO LANÇA PLANO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR


O governo federal lançou hoje (17) o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Viver Sem Limite, que reúne ações estratégicas em educação, saúde, cidadania e acessibilidade. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,91% da população brasileira. Com o Viver Sem Limite, o governo pretende promover a inclusão social e a autonomia da pessoa com deficiência, eliminando barreiras e permitindo o acesso a bens e serviços.

“Estamos aqui para celebrar a coragem de viver sem limites. É incrível a força que há nas pessoas para vencer desafios e superar limites”, disse a presidenta quando retomou o discurso interrompido pela emoção.

Dilma Rousseff chorou no início da cerimônia realizada no Palácio do Planalto para lançamento do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência ao comentar as presenças das filhas do deputado Romário e do senador Lindbergh Faria.

No discurso, a presidente ressaltou a importância da autonomia na vida das pessoas com deficiências. E defendeu que todos os brasileiros tenham condições de desenvolver todas as suas potencialidades.

“São brasileiros que podem realizar plenamente seus sonhos individuais, mas podem e devem ajudar a concretizar o nosso sonho coletivo”, afirmou.

Segundo a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, o Viver Sem Limite articula e organiza ações já desenvolvidas no âmbito do governo federal, que foram aprimoradas e fortalecidas para eliminar barreiras e permitir o acesso da população com deficiência a bens e serviços.

“É o reconhecimento da responsabilidade do Estado brasileiro, uma responsabilidade irrenunciável”, disse a ministra.

O secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José do Nascimento Ferreira, explicou que o Viver Sem Limite tem metas para serem alcançadas até 2014, com previsão orçamentária de R$ 7,6 bilhões. As ações previstas serão executadas em conjunto, por 15 órgãos do governo federal, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Fonte: Blog do Planalto

terça-feira, 15 de novembro de 2011

CONVITE – AUDIÊNCIA PÚBLICA


CONVITE


A Assembléia Legislativa, através do Centro de Estudos e Debates, promove uma audiência pública sobre o tema “SITUAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DO RN”, a ser realizada no dia 17 de novembro de 2011, às 14h30, no auditório Robinson Faria.

A propositura é de autoria do deputado GEORGE SOARES (PR).

Assessoria Deputado George Soares


domingo, 13 de novembro de 2011

ARTIGO - PADRE MATIAS SOARES




AS ONGS
TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS



Estava a ler uma reportagem, cujo título era: “denúncias apressam marco regulatório para as ONGs” (vide: TN, 13/11/2011). A matéria, confesso-lhes, caros leitores, chamou-me à atenção já que nos vários recantos do nosso País há “alguém” querendo possuir uma organização não governamental.

Existem falas bem pontuais, no texto, quanto à necessidade de se “fiscalizar estas entidades”. Mas aqui não quero me deter em todas as sentenças. No entanto, há algumas que me parecem bem adequadas para fundamentação da finalidade deste ”artigo de opinião” como, por exemplo, o que a presidenta da Abong, Vera Masagão, diz no final da reportagem: “ninguém está acima do bem e do mal, nem gestor público, nem gestor de organização social. O que precisamos é que existam regras que sejam cumpridas. ‘precisamos de transparência’. Acredito, diz ela, firmemente que não há como combater corrupção pelos órgãos de controle porque eles não têm condições de ir a cada canto do País”. E propõe que “exista informação pública sobre os convénios e quem eles atendem”.

A preocupação que, por sinal, é também de outros representantes, é profundamente atual e relevante, já que da mesma forma que são exigidas prestações de contas de outras entidades que recebem “dinheiro público”, o mesmo deve e precisa urgentemente acontecer com estas instituições que recebem muito dinheiro dos entes federativos e que “nunca” dizem ao Povo o que fazem com as altas quantias que são recebidas. A corrupção é abominável em quaisquer órgãos que se auto-intitulam defensoras do bem comum e dos indivíduos. Lembro e ressalto o que acontece quando estas mesmas instituições vivem a disseminar por palavras e ações o desrespeito aos direitos fundamentais das comunidades onde elas atuam, como por exemplo, o assédio moral, pelo perjúrio, difamação e calúnia às pessoas da comunidade, por veículos de comunicação utilizados de modo irresponsável e com o objetivo de intimidar a quem não alimenta a seus interesses económicos e políticos, a agressão aos sentimentos religiosos da maioria da população, chegando ao absurdo de serem invadidos templos cristãos, por integrantes de festividades promovidas por estas organizações que, como já disse, recebem grandes quantias de dinheiro, que infelizmente nem sempre se sabe como é usado e para que verdadeiramente deveria ser usado.

A liberdade religiosa é direito humano. A nossa Constituição Federal no-la garante, como também, o respeito às nossas liturgias e templos. Então cabem as perguntas: será que estas organizações que se dizem defensoras de direitos e que recebem dinheiro desta maioria, que constantemente é desrespeitada em suas tradições e costumes, vão insistir em ofender e agredir às pessoas? É para isto que elas são patrocinadas pelo dinheiro público? O Ministério Público acompanha e fiscaliza estas ONGs? Se não o faz, deveria fazê-lo. Nós esperamos por isto e temos obrigação civil e moral de exigi-lo, já que somos ofendidos e, por porque não dizer, assediados por indivíduos que só pensam em ganhar dinheiro e fazer as pessoas de fantoches e marionetes para que seus interesses económicos sejam garantidos.

O Estado Democrático, que é tido como laico, não pode esquecer que também é de Direito, nem muito menos é ateu. Existe uma tentativa desleal e desonesta de alienar a verdade das ideias e dos fatos. Estão a tentar manipular o significado da Democracia. Vejamos o caso da USP que teve seu património destruído por uma minoria que nem pensou quebrar o que era dela mesma, mas que também pertencia à maioria.

Por fim, fica o questionamento que já é visto como esclarecimento necessário pelos representantes nacionais destas próprias organizações: quando a transparência e a prestação de contas serão apresentadas à população? Todos esperam que o dinheiro público não seja usado para que os direitos já garantidos sejam feridos! As passeatas e as redes sociais poderiam ser usadas para estas ações. Todos aguardam por isto e não por atentados ao bem e a verdade da população. Assim o seja!

Pe. Matias Soares

sábado, 12 de novembro de 2011

PERSEGUIÇÃO POLÍTICA - AS PRÁTICAS ANACRÔNICAS DOS FILHOTES DA DITADURA AINDA VIGENTES NA ALDEIA DOS MIPIBUS

Prof. Alexandre Freire


Novamente me deparo com mais uma péssima notícia de prática de repressão e perseguição, por parte dos figurões que governam Mipibu.

E mais uma vez informo aos mais desavisados que essa prática não é novidade na aldeia, muito pelo contrário, essa sempre foi a marca registrada da família que ora governa a cidade, filhotes da ditadura militar e saudosos dos anos de chumbo, que; perseguiu, torturou e matou centenas de brasileiros.

Não me cansarei de repetir, até à exaustão, que essa família fez escola na velha ARENA, partido que deu sustentação ao famigerado regime, aprendendo todas as lições de reprimir e perseguir.

DEMOCRACIA é sinônimo de palavrão para essa turma.

Deixo aqui, através desse breve texto, meu ínfimo apoio ao colega blogueiro Alexandre Freire que, em pleno século XXI, sofre as consequências dessas práticas anacrônicas ainda existentes nas terras de Mipibu.

Cabeça erguida Alexandre.

P.S. - Quando será que esse povo vai compreender que o poder é transitório???


Um forte abraço,

AMAURI FREIRE

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

POVOS TRADICIONAIS DE TERREIROS




O evento, realizado pelo Ministério da Cultura, acontecerá de 27 a 30 de novembro, em São Luís, capital do estado do Maranhão. Foram abertas 140 vagas exclusivas para representantes de Povos Tradicionais de Terreiros, sendo 40 para participantes do Maranhão e 100 para pessoas de outros estados do país. Foram reservadas também vagas para gestores públicos e acadêmicos, movimentos sociais e entidades afins.

A oficina é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC) e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), além da Comissão Nacional de Povos de Terreiros, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA), a Secretaria da Igualdade Racial do Maranhão (SEIR/MA) e a Prefeitura de São Luis (FUNCMA).

DEPUTADO FÁBIO DANTAS RECEPCIONA ESTUDANTES DO ARENÃ



No último dia 10, a Escola Municipal Janilson Ferreira, localizada no distrito do Arenã em São José de Mipibú, teve a oportunidade de ser a primeira a participar do “Projeto de extensão: Educação, meio ambiente e cidadania do Potengi à Assembléia Legislativa: Conhecendo o Rio Grande do Norte”, pleito do Vereador Clidenor Ferreira, sendo de Laranjeira dos Cosmes e de Laranjeira do Abdias as duas próximas escolas a serem beneficiadas pelo projeto.

O projeto visa integrar os alunos dentro de um contexto relevante aos aspectos da educação ambiental e cidadania, onde os mesmos participam de uma aula no estuário do Rio Potengi a bordo do barco escola “chama maré” (IDEMA). Após a aula de campo os alunos seguem para a Assembléia onde visitam as instalações e conhecem o funcionamento da casa legislativa. Por fim, os alunos assistem a um filme na sessão do Cine Assembléia.

O Deputado Fábio Dantas recepcionou o grupo de aproximadamente 50 alunos e os acompanhou durante a aula de campo pelo rio Potengi, como também nas atividades na Assembléia Legislativa.



Assessoria Fábio Dantas

sábado, 5 de novembro de 2011

UMA SINGELA HOMENAGEM À MEMÓRIA DA NOSSA MÃE - MARIA DE LOURDES FREIRE




Diante da imensa dificuldade de expressar o que sentimos nesse momento tão difícil recorremos ao grande poeta Carlos Drumond de Andrade, cujas palavras tão bem escritas neste singelo poema sintetizam nossos pensamentos.

Fátima, Elza, Hermes, Amauri, Amilton, Ângela e Cícero.



**************************************



PARA SEMPRE...


Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
MÃE não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
MÃE, na sua graça,
é eternidade
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu rei do mundo,
baixava uma lei:
MÃE não morre nunca,
MÃE ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino,
feito grão de milho.


Carlos Drummond de Andrade


MEU ABRAÇO E MINHAS CONDOLÊNCIAS



Meus queridos amigos, Amauri e Ângela,


Soube hoje, à noite, do falecimento de Dona Lourdes. Confesso que tenho muita dificuldade de transmitir os meus sentimentos nessa hora, mas não poderia deixar de enviar-lhes o meu abraço sincero, de quem tem por vocês um carinho imenso e sabe da devoção que dedicavam à sua mãe, como a uma santa, junto a qual vocês e seus irmãos receberam as mais belas lições de vida e de amor.

Impossível atenuar agora a dor e o vazio que sua ausência representa. Mas, Deus, que também é o senhor do tempo, renovará as suas forças, dando-lhes a certeza de que Dona Lourdes apenas fez a luminosa viagem ao encontro Dele.

Em qualquer circunstância estaremos juntos, sobretudo, nesse momento.

Que Dona Lourdes continue os iluminando e protegendo, pois esta é a santa missão das mães.

Um beijo e meu abraço fraterno a todos da família.


Edilson (Didi Avelino) - Rio de Janeiro