terça-feira, 30 de agosto de 2011

FELIPE CAMARÃO PODE SER RECONHECIDO COMO HERÓI NACIONAL



O Rio Grande do Norte não possui nenhum herói nacional. Pelo menos com registro no Livro dos Heróis da Pátria, onde figuram Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Santos Dumont, Chico Mendes e outros. E a frase de Cascudo volta à tona: "Natal não consagra, nem desconsagra ninguém". Foi preciso o senador pernambucano Marco Maciel inscrever um Projeto de Lei sugerindo a inclusão de seis nomes no concorrido livro. Entre eles está o de um potiguar: o índio Poty, mas conhecido como Felipe Camarão. Se aceito, será o primeiro índio reconhecidamente herói nacional.

Todos os seis nomes participaram de forma ativa da Insurreição Pernambucana contra o domínio holandês (1624-1654). Dentre eles, Felipe Camarão, o Governador dos índios brasileiros e estrategista da Batalha dos Guararapes, em 1648. Após essa batalha, os holandeses nunca mais impuseram resistência considerável e seis anos mais tarde oficializaram a rendição, sendo expulsos do Brasil. A bravura do índio - considerado um dos patriarcas do Exército brasileiro - rendeu honrarias em Natal: Felipe Camarão é hoje nome da sede da prefeitura, de bairro, de rua e da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Mas são homenagens pontuais em determinados momentos da história, pouco levadas adiante. No bairro periférico de Felipe Camarão, mesmo os moradores desconhecem a história do índio. "Desde 1998 se comemora no colégio Felipe Camarão a data de morte de Poty, mas ressaltam mais a história do bairro do que do índio", lamenta o pesquisador Aucides Sales. E partiu dele a ideia, há três anos, de levar essa comemoração às ruas. "O povo precisa conhecer a história de Poty. Não só o cidadão potiguar, mas o índio precisa sentir orgulho de si. E a figura de Felipe Camarão é emblemática", disse Aucides.

Na última quarta-feira, a solenidade em lembrança da data de morte do índio Poty ocorreu na Rua Felipe Camarão, na Cidade Alta. Um cortejo percorreu ruas do Centro para colher assinaturas solicitando a aprovação do projeto de lei de autoria do senador pernambucano, e seguiram até a Livraria Poty. Lá, foi realizada singela apresentação do grupo de dança Toré, formado por índios do Amarelão (de João Câmara) - uma das cinco comunidades indígenas do Rio Grande do Norte catalogadas na Funai, que enviou representante para acompanhar a apresentação e recebeu as assinaturas.

Também foram convidados e prometeram presença o vereador Franklin Capistrano (autor da lei que reconhece Felipe Camarão como herói municipal), o deputado estadual Hermano Morais (que elaborou o projeto de lei que tramita hoje na Assembleia Legislativa com o mesmo propósito, a nível estadual) e a deputada federal Fátima Bezerra, relatora da Comissão de Educação e Cultura do Congresso, responsável pela análise da solicitação do reconhecimento nacional. Apenas a deputada enviou representante. Nenhum dos edis esteve presente, para lamento da família Camarão.

Fonte: Diário de Natal

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ESPÍRITO DE PORCO

Charge: Dunga Melo


Há meses venho acompanhando o empenho e a persistência de Ângela Freire, uma cidadã mipibuense de rara estirpe, numa das lutas mais difíceis de sua vida, que é sensibilizar e mobilizar o povo e as autoridades de São José de Mipibu sobre o avanço alarmante da insegurança, que aflige e assusta todos os munícipes.

Determinada, desde sempre, ela levantou essa bandeira em seu blog “MIPIBU ATENTA”, e fez diversas intervenções na rádio local, numa demonstração inequívoca de muita coragem e amor, por uma terra que tem pouca gratidão pelos que, de fato, por ela se preocupam.

Pois bem.

Na semana passada ela, mais uma vez, fez um convite a todos os mipibuenses preocupados com a insegurança, e numa reunião realizada em plena praça pública, traçou juntamente com os presentes as seguintes metas:

- fazer um abaixo-assinado, solicitando ao Ministério Público e a Juíza da Comarca ações mais enérgicas no sentido de se exigir do Poder Público Estadual, e também Municipal, programas “preventivos” de combate a insegurança e punição, caso não cumpram;

- ir ao comando da Polícia Militar, solicitando mudança do contingente, uma vez que os atuais estão corrompidos e acomodados em suas funções;

- fazer uma caminhada pelas ruas principais da cidade, com concentração no centro (Praça Monsenhor Paiva) da cidade e com destino ao Fórum, para entregar o abaixo-assinado;

- formar equipe para se dirigir à Secretaria de Segurança Pública do Estado, solicitando mais atenção e segurança.



Dando continuidade ao seu intento, ela lançou o convite a toda comunidade para a realização de uma caminhada pacífica e APOLÍTICA amanhã (terça-feira, 30/08), onde pretende entregar um abaixo-assinado, solicitando do ministério público providências junto ao “Estado”, com o intuito de intensificar e fortalecer a segurança pública em São José de Mipibu.

Observem bem, caros leitores, que ela fez questão de frisar em seu convite que a caminhada é pacífica e APOLÍTICA.

Eis que, hoje, véspera do evento programado por ela e já apoiado por inúmeros cidadãos de boa-fé da nossa cidade, surge um outro movimento denominado #foranorma, marcando uma concentração na mesma hora, local e horário.

Ou seja, ao invés de promover coesão e união à causa da insegurança, o grupo tenta causar confusão nas pessoas, atrapalhando um movimento sério e legítimo.

Me desculpem a expressão, mas isso é coisa de oportunistas com espírito de porco.

Numa hora em que a cidade se organiza e clama por segurança, querer fazer palanque político é de uma estupidez sem precedentes, coisa de quem gosta de causar constrangimentos e complicar situações, sem pensar na maioria.

Espero que os homens e mulheres de boa-fé tenham bastante discernimento e sabedoria, e saibam separar bem as coisas.

O momento é de se unir em prol da SEGURANÇA, não de dividir com oportunismo POLÍTICO.

P. S. – Aos que não sabem a blogueira Ângela Freire é minha irmã, e eu não escrevi estas parcas linhas para defendê-la, pois isso ela sabe muito bem fazer. Na verdade meu intento é alertar o já tão sofrido povo de Mipibu, no sentido de bem discernir o que acontecerá nas ruas da cidade amanhã.

domingo, 28 de agosto de 2011

PONTO DE CULTURA CAJUPIRANGA PROMOVE NOITE COMEMORATIVA AO DIA DO FOLCLORE


Numa noite memorável o Ponto de Cultura Cajupiranga promoveu uma belíssima festa em comemoração ao Dia do Folclore.

Um ótimo público prestigiou o evento

O evento ocorreu na noite de ontem em plena praça pública e contou com uma grande participação popular, numa clara demonstração de que quando se faz cultura com determinação e respeito aos artistas populares, as pessoas prestigiam e reconhecem.

Mais uma vez houve uma parceria entre os Pontos de Cultura Cajupiranga (Mipibu) e o Chico Antônio (Pedro Velho), estreitando ainda mais os laços de amizade e o intercâmbio cultural entre as duas cidades.

As apresentações se iniciaram por volta das 20:00h com os grupos de Pau e Lata, Capoeira e Côco de Roda, todos de Pedro Velho, e foram encerradas pelo Grupo de Bambelô de São José.



GRUPO DE PAU E LATA





GRUPO DE CAPOEIRA





GRUPO DE CÔCO DE RODA





GRUPO DE BAMBELÔ








A noite ainda foi abrilhantada pelo poeta de Mipibu Arlindo Izaías, que recitou poesias de sua autoria no intervalo de uma das apresentações.

Arlindo Izaías - Poeta de Mipibu


ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CONCURSO DO IPHAN SOBRE CULTURA POPULAR BRASILEIRA



Estão abertas as inscrições para o Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre o Folclore e Cultura Popular brasileira. O prêmio é acontece todos os anos e é realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan/MinC), através do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP). O objetivo é ampliar os estudos sobre o folclore e a cultura brasileira, com ênfase na atualização da produção de conhecimentos no País.

As monografias devem ter temas inéditos e com temas sobre qualquer segmento do campo da cultura popular e do folclore brasileiro. Serão avaliados os trabalhos que mais tiverem aprofundamento e a inovação dos estudos nestas áreas e também pela originalidade do tema e da abordagem do trabalho.

As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de setembro. As monografias podem ser enviadas para o endereço do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular: Rua do Catete, 179. Rio de Janeiro (RJ). Serão concedidos prêmios de R$ 13 mil e R$ 10 mil aos candidatos classificados em primeiro e segundo lugares, respectivamente.

Do Portal Brasil

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PONTO DE CULTURA CAJUPIRANGA COMEMORA DIA DO FOLCLORE


Dentro das comemorações do Dia do Folclore, ocorrido na última segunda-feira (22/08), o Ponto de Cultura Cajupiranga estará promovendo amanhã (27/08) uma noite festiva na praça central da cidade, com a apresentação de vários grupos folclóricos de Mipibu e de Pedro Velho.


O evento tem como objetivo maior manter viva essas importantes manifestações culturais, que envolve todas as tradições lendas e crenças populares.

Alem das apresentações dos grupos ocorrerá também a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Oficina de Mosaico, promovida no ano passado pelo Ponto de Cultura Cajupiranga.


As apresentações começam às 19:30 na praça central da cidade, no espaço localizado entre o cruzeiro e as cigarreiras de Bastinho e Liliu.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MIPIBUENSES SE MOBILIZAM POR SEGURANÇA PÚBLICA

Charge: Dunga Melo



INSEGURANÇA EM MIPIBU



Transcrevemos abaixo matéria publicada no blog MIPIBU ATENTA, editado por Ângela Freire, onde pela enésima vez chama a atenção das autoridades mipibuenses, para o (quase) crônico problema da segurança pública enfrentado pelos que habitam a aldeia.

A novidade dessa nova investida é o apelo por uma ação mais organizada, que culminará com uma caminhada pelas ruas da cidade, numa tentativa de dar visibilidade pública aos inúmeros pedidos feitos por todos os meios de comunicação em todos os níveis.

Essa iniciativa é mais do que pertinente e deve ser apoiada por todos, sem distinção de raça, credo ou cor.

A hora é de unir forças, caso contrário num futuro próximo será mais seguro morar no Afeganistão, Iraque, Líbia...



**************************************



REUNIÃO PELO MOVIMENTO POR SEGURANÇA PÚBLICA EM MIPIBU


Ontem a comunidade mipibuense deu exemplo de cidadania e reunida em plena praça pública, externou sua preocupação com a onda de assaltos que se instalou em toda cidade.

Ouviu-se vários relatos, inclusive foram apontados mais de 30 locais de assaltos e arrombamentos que em menos de 15 dias houveram.

Sentimos falta só dos que foram vítimas, afinal estão sendo os principais alvos, como os comerciantes.

Pudemos ver que a comunidade não está satisfeita com esta situação, obviamente. Tanto que, o número de presentes foi considerável onde vimos estudantes, professores, jovens e adultos, mulheres e homens, donas de casa, enfim, população em geral, atentos ao que era explanado na fala de cada um que fazia uso da palavra, que foi aberta para todos que desejaram.

Assim sendo, foi sugerida e acatada várias ações, dentre elas:

- fazer um abaixo-assinado, solicitando ao Ministério Público e a Juiza da Comarca ações mais enérgicas no sentido de se exigir do Poder Público Estadual e também Municipal, programas 'preventivos' de combate a insegurança e punição caso não cumpram;

- ir ao comando da Polícia Militar, solicitando mudança do contingente, uma vez que os atuais estão corrompidos e acomodados em suas funções;

- fazer uma caminhada pelas ruas principais da cidade, com concentração no centro (Praça Monsenhor Paiva) da cidade e com destino ao Fórum, para entregar o abaixo-assinado - a princípio marcada para 6ª feira (26/08), às 09h00 (A CONFIRMAR);

- formar equipe para se dirigir à Secretaria de Segurança Pública do Estado, solicitando mais atenção e segurança.


Aos que acharam que esse evento não iria dar público nem cumprir o seu objetivo, que era fazer a população se unir e se mobilizar em prol do bem comum, se enganaram.

Quero esclarecer, mais uma vez, que sou apartidária e que minhas colocações, quer seja aqui no Blog ou onde quer que seja, são de uma pessoa, que é membro de uma sociedade e que está a exercer a cidadania. Portanto, o meu partido é a CIDADANIA.

Esclareço ainda que, qualquer associação feita por algumas pessoas deste 'Movimento pela Segurança com outros, como Fora Norma, é equivocada, por ter outro foco.

O objetivo é somar esforços com toda população, independente de religião, partido político, se é preto, branco ou o que seja em favor da tranquilidade da população e viver em paz para seguir a vida trabalhando, estudando, se divertindo e dormindo sem ser surpreendido por maus elementos; elementos este que até podem ser vítimas das políticas públicas mau feitas ao longo dos anos.

REFORÇO QUE, SE A POPULAÇÃO NÃO PROCURAR SOMAR E FORTALECER O MOVIMENTO PELA SEGURANÇA EM UM SÓ OBJETIVO, NÃO HAVERÁ ÊXITO!!!

Sabemos que a IN-SEGURANÇA PÚBLICA é conseqüência do enfraquecimento de outras áreas da sociedade como: o seio famíliar, a educação, o emprego, a saúde...

Aqui nosso agradecimento a todos que se fizeram presentes e apoiaram a reunião de ontem.



CONVITE


Reitero o convite a todos e aqui incluo, as instituições religiosas evangélicas, católicas, espíritas, seus fiéis, ONG's, a CDL e demais comerciantes, LIONS, diretores, professores e alunos de escolas públicas e privadas (Estadual, Municipal, Inst. Pio XI, Escola Batista), vereadores e demais funcionários públicos municipais e estaduais de todas as secretarias, a juventude, os adultos...

Enfim, gente, todos que residindo ou não em São José de Mipibu, sendo de São José de Mipibu ou não, tem algum apreço por esta comunidade e se preocupa com a qualidade de vida do ser humano.

PARTICIPEM!

Muito obrigado, por todos nós!


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

NOVAS UNIDADES DE IFRN DEVEM SER LICITADAS ATÉ DEZEMBRO

Da esquerda para direita: prefeitos Peixoto (Ceará-Mirim), José Azevedo Lopes (São Paulo do Potengi), Wellinson Dantas (Canguaretama), reitor da IFRN Belchior, Fátima Bezerra e superintendente Yeda Pereira



O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Belchior de Oliveira Rocha, afirmou nesta segunda-feira (22) que as licitações das novas unidades do Instituto em Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi devem ser concluídas até dezembro.

Ele se reuniu com os prefeitos das três cidades, Antônio Peixoto (Ceará-Mirim), José Azevedo Lopes (São Paulo do Potengi), Wellinson Dantas (Canguaretama), a superintendente do Patrimônio da União no Rio Grande do Norte, Yêda Pereira e a deputada federal Fátima Bezerra na reitoria do IFRN para discutir a cessão dos terrenos onde funcionarão os campi.

“A questão dos terrenos está tranquila. Nós já definimos as áreas de Ceará-Mirim e Canguaretama. Vamos visitá-las amanhã e depois para escolher o local. Em São Paulo do Potengi nós vamos pegar um terreno que era da União e foi cedido ao município”, explicou Yêda Pereira.


A reunião foi articulada pela deputada federal Fátima Bezerra (PT), autora dos requerimentos que resultaram na inclusão das cidades na terceira fase do Programa de Expansão da Rede Federal de Ensino Técnico e Profissionalizante, anunciado dia 16 pela presidenta Dilma Rousseff.

Do blog da Fátima


****************************


Enquanto isso em Mipibu a prefeita não consegue, sequer, pagar as contas de luz dos órgãos públicos.

Qual será a razão disso???

É deprimente ver cidades com o mesmo porte de São José avançando no cenário estadual e nacional, principalmente no quesito educação.

Mais uma para o interminável rosário de lamentações dos mipibuenses.


IFRN CIDADE ALTA APRESENTA CASA DO CORDEL EM CARAVANA




No mês de agosto o IFRN Campus Cidade Alta será palco do lançamento oficial da Caravana Casa do Cordel, projeto itinerante que sairá pelos munícipios do Rio Grande do Norte apresentando diversas expressões da cultura popular da região. A volante do cordel é quem comanda a programação, que contará com palestras, lançamentos de livros e cds, oficinas de xilogravura e cordel, teatro de João Redondo, sarau poético e apresentações culturais.

A cultura popular do RN é muito rica, mas vem perdendo sua identidade e memória em detrimento de outras formas de expressão, bastante incentivadas pela mídia e que têm grande influência no público consumidor da cultura de massa.

Preocupado em resgatar uma parte importante de nossa história cultural e motivado pela carência da oferta de lazer e entretenimento aos municípios do Estado, este projeto propõe resgatar, fomentar e divulgar a arte da literatura de cordel, da xilogravura e outras tradições da cultura popular, no intuito de reacender o interesse pela riqueza e memória cultural do Rio Grande do Norte.

Partindo da premissa que “a arte nasce do povo”, surge o desejo de interagir culturalmente com o próprio povo através dessas manifestações, para que haja sempre na expressão popular o sentimento da arte de um modo geral e, ao mesmo tempo, mantenha viva a cultura do povo em seu cotidiano, contribuindo para ampliar os conhecimentos intelectuais, cooperando para o processo da redescoberta da arte, da cultura e da cidadania e manifestar a inclusão cultural.

Neste sentido é preciso despertar o interesse pelas manifestações culturais locais, divulgando-as como oportunidade de fortalecimento da identidade comunitária e da valorização de suas raízes.

O lançamento do projeto Casa do Cordel em Caravana acontece na sexta-feira, 26 de agosto, com extensa programação aberta ao público das 9h às 22h, no IFRN Cidade Alta, Av. Rio Branco, 743. Informações 3082-8050 e 9954-6865.



PROGRAMAÇÃO



9h – Abertura
*Feira de cordéis e artesanato e chegada do grupo Folia de Rua.
*Lançamento do livro Histórias e memórias de um potiguar, de Malaquias José de
Farias.

10h – Palestra
*A importância da cultura popular na educação, com Mery Medeiros, Drº Arnildo
Albuquerque e Gutenberg Costa.

11h – Homenagem e intervenção
*Homenagem ao poeta Zé Saldanha.
*Intervenção poética com Manoel Cavalcante, Juarez Araújo, Emanoel, Rosa Regis,
Hegos, Conceição Gama e Sírlia Lima.

14h – Oficinas
*Xilogravura, com Erick Lima.
*Cordel, com Manoel Azevedo e Abaeté.

17h – Teatro e poesia astral
*Teatro de João Redondo, com Genildo Mateus.
*Astrologia poética, com Malaquias José de Farias.

18h – Cerimonial
*Abertura do lançamento do projeto: Com Abaeté, José do Egito, Antônio Lima, Drº
Arnildo Albuquerque, Mery Medeiros e representante do IFRN.

19h – Música e poesia
*Lançamento do CD Saudade da minha terra de Tonha Mota.
*Sarau poético com os poetas Ivan do cordel, Juarez Araujo, Neto Braga e Zé Acaci e
Antônio Francisco.

20h – Encerramento
*Zé Martins e Banda Fibra de Coco.



SERVIÇO


O quê: Lançamento do projeto Casa do Cordel em Caravana
Quando: Sexta-feira, 26 de agosto de 2011, das 9h às 22h
Onde: IFRN Cidade Alta - Av. Rio Branco, 743 – Centro.
Informações: (84) 3082-8050 | 9954-6865

Contato para entrevistas
Erick Lima 8809-5178
Abaeté do Cordel 9954-6865


ASSESSORIA IFRN

sábado, 20 de agosto de 2011

UFRN DEBATE SEXUALIDADE , GÊNERO E DIREITOS HUMANOS


Entre os dias 22 e 25 de agosto, ocorre, na Universidade Federal do RN, a Semana de Debate: Sexualidade, Gênero e Direitos Humanos. A programação ocorre sempre no auditório do Nepsa - CCSA, às 19h. A organização é do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Diversidade Sexual, Gênero e Direitos Humanos - Tirésias, do Grupo Universitário em Defesa da Diversidade e Expressão das Sexualidades - Gudds e do Diretório Central dos Estudantes - DCE/UFRN.


PROGRAMAÇÃO




VALE CULTURA SERÁ VOTADO ATÉ O FIM DO ANO



O presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou nesta quarta-feira que até o final deste ano a Câmara deverá votar o Projeto de Lei 5798/09, que cria o vale-cultura (benefício mensal de R$ 50 para os trabalhadores de baixa renda gastarem com produtos culturais). A afirmação foi feita em ato público da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura, na Câmara.

A frente reivindica a votação de uma série de projetos relacionados ao tema e também pediu o fim de cortes orçamentários no setor. O evento contou com a presença de artistas como Frejat, Sandra de Sá, Fernanda Abreu, Antônio Grassi e outros, além de deputados federais.

De autoria do Executivo, a proposta do vale-cultura foi aprovada pela Câmara em 2009, mas precisará ser analisada de novo por ter sido alterada no Senado. O texto é considerado prioritário, como afirma a presidente da Comissão de Educação e Cultura, Fátima Bezerra (PT-RN). “É inaceitável que esta Casa até o presente momento não tenha consolidado a aprovação do vale-cultura

Marco Maia afirmou que o projeto do vale-cultura é o mais fácil de ser aprovado porque há acordo para votação.

Da Agência Câmara


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

MÃOS AO ALTO





Caros leitores,

Lamentavelmente voltamos a divulgar mais um apelo de cidadãos de Mipibu clamando por segurança.

Dessa vez recebemos um e-mail de Catarina Franco, informando mais um ato de atrocidade contra um jovem mipibuense, assaltado quando voltava da escola, chegando a levar dois tiros.

Pra ser sincero, a cada dia que passa fico cada vez mais tomado pelo ceticismo, quando o assunto é segurança.

Depois que uma juíza foi brutalmente assassinada com 21 tiros na cidade do Rio de Janeiro, nenhum brasileiro com mente sã será capaz de afirmar que acredita em segurança pública.

Caso não haja uma mudança radical na estruturas do estado, estaremos caminhando para viver situações de pura barbárie brevemente.

Aos que têm fé, rezem ou orem.

No texto abaixo, segue o apelo da leitora Catarina Franco.



********************************************



MÃOS AO ALTO



Este seria um bom dia, se realmente nós pobres cidadãos pudesse trabalhar e viver em Paz.

Ontem Por volta das 17; 30 hs nas proximidades do MURO DA VERGONHA/Madeireira jatobá, naquela BRECHA onde só tem ela para passar, um adolescente ao VOLTAR DA AULA foi vítima de mais um ASSALTO. Levou Dois Tiros.

Graças a DEUS passa Bem.(Não posso revelar o nome porque ainda não pedi a autorização da família, são meus vizinhos).

Na Madrugada a Loja de João Maria Auto peças foi Arrombada, mais uma, no dia anterior foi a loja de seu Paulo, nas mesmas imediações.

Conclame o Pe Matias , Vereadores, Promotora...etc.... e a POPULAÇÂO essa é importante.

Convidar a todos Logistas e pessoas comum que ja sofreram assalto.

Para juntos fazer algo, é Só na Pressão que Funciona, vamos lá.

Em algumas Cidades do RN, Ja adotaram medidas de Horarios, Tipo a Noite as aulas começarem e terminarem mas cedo, bares e similares Fechar CEDO, fazer um TAC, termo de Ajustamento e Conduta para Todos, enquanto se providencia algo melhor.

Pois é isto o desabafo nas primeiras horas de mais um Dia.

Rogando a DEUS Pai para chegar viva no outro dia...

Amém.

Coragem Eu tenho, e Karinho também #Segurança Já.

@Catarina


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

DEPUTADO COBRA REFORÇO NAS AÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA O INTERIOR

Deputado Fábio Dantas


O deputado Fábio Dantas (PHS) apresentou requerimento solicitando ao governo do estado reforço no policiamento e nas ações de segurança pública para o município de São José de Mipibu. O parlamentar citou diversas ocorrências noticiadas recentemente pela imprensa.


“Em uma semana ocorreram vários assaltos a estabelecimentos diversos, como farmácia, cigarreira, casa lotérica, posto de gasolina e supermercado. Em um único dia, foram assaltados três estabelecimentos e teve inclusive tiroteio”, disse Fábio.

Na sessão plenária desta terça-feira, 16, o deputado também apresentou requerimento solicitando a ampliação do horário de funcionamento do Parque das Dunas, passando das 18h para as 22h, a fim de beneficiar mais esportistas. Outro pleito foi a realização da Primeira Maratona da Grande Natal, incluindo, além da capital, os municípios de Parnamirim e São José de Mipibu, com encerramento em Nísia Floresta. O deputado disse que a competição trará uma grande visibilidade ao Estado.

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

OS 85 ANOS DE VIDA DE FIDEL CASTRO


FOTOS RELEMBRAM A VIDA DO LENDÁRIO LÍDER COMUNISTA QUE FEZ ANIVERSÁRIO NO ÚLTIMO SÁBADO (13/08), AINDA COMO FIGURA IMPORTANTE DENTRO DO REGIME CUBANO




Fidel Castro ainda jovem, em foto sem data, é visto sem sua característica barba. (Foto: AP)


Ex-estudante de Direito, agora líder rebelde em Cuba, em 26 de fevereiro de 1957. (Foto: AP)


Fidel Castro dedica tempo à leitura na base da guerrilha de Sierra Maestra, em 1957. (Foto: AP)


Fidel é visto ao lado de seu irmão, Raúl Castro, então comandante-em-chefe das Forças Armadas, na década de 60. Na época, o governo cubano intensificava o apagão de notícias acerca dos relatórios sobre a detenção de civis e homens do Exército em um movimento para esmagar uma revolta


Fidel Castro se reúne com membros da delegação de Guiné nas Nações Unidas, em Nova York, em 1960. (Foto: AP)


Líder cubano discursa depois de ganhar a aprovação para o reconhecimento diplomático da China comunista. À direita, o então presidente cubano Osvaldo Dorticós e sua esposa. Foto de 1960. (Foto: AP)


Fidel Castro exibe ao romancista americano Ernest Hemingway troféus que ganhou no Torneio de Pesca Hemingway, em Havana. Foto de 15 de maio de 1960. (Foto: AP)


Fidel Castro, como primeiro-ministro cubano, elogia o revolucionário e líder político latino-americano, Ernesto Che Guevara, na Praça da Revolução em Havana, em 1967. (Foto: AP)


Fidel Castro ao lado do líder palestino Yasser Arafat na década de 70. Imagem disponibilizada pela Autoridade Palestina da Cidade de Gaza. (Foto: AP)


Vilma Espin Guillois, esposa de Raúl Castro, irmão de Fidel, e uma das mulheres mais poderosas politicamente da nação comunista, ao lado de Fidel Castro em 25 de agosto de 1971. Guillois morreu em junho de 2007, aos 77 anos. (Foto: AP)


Presidente da Iuguslávia, Josip Broz Tito, seguido por Fidel Castro, até então presidente cubano, passa pela Guarda de Honra de Cuba após sua chegada a Havana para participar da Reunião de Cúpula dos Não-Alinhados em 1979. Os dois líderes representavam pólos opostos do Movimento de Países Não-Alinhados. (Foto: AP)


Em Cienfuegos, presidente celebra o 31º aniversário da revolução Cubana, em 1984. Ele discursou sobre os preparativos contra agressão dos Estados Unidos. (Foto: AP)


Fidel Castro com seu charuto durante entrevista em seu palácio presidencial de Havana, em 1985. (Foto: AP)


Fidel Castro, enquanto líder cubano, pensativo em seu escritório no Palácio Presidencial de Havana, em 1985. (Foto: AP)


Fidel Castro, presidente de Cuba, o então presidente do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, sua esposa, Dona Marisa e Jair Meneguelli durante reunião dos partidos e grupos de esquerda e extrema esquerda da América Latina na cidade de São Paulo, em 1990.


Fidel Castro encontra com Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo, no Rio de Janeiro, em 1990.


O líder cubano é retratado em 1991. (Foto: AP)


Como governante cubano com o então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, durante encontro no Palácio da Alvorada em 1998


Exaltado, durante entrevista coletiva na porta da embaixada de Cuba em Brasília, em 2001.


O líder cubano discursa para alunos da Universidade de Havana, em Havana, Cuba, em setembro de 2010. Esta foi a primeira vez que Fidel apareceu com uniforme militar desde que deixou o cargo de presidente em 2006. (Foto: AP)


Fidel Castro junto ao ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010. 50 presos políticos cubanos, integrantes do grupo dos 75, condenados e presos em 2003, pediram a Lula que intercedesse pela sua libertação, durante visita à Havana, que aconteceu horas depois da morte de Orlando Zapata, também integrante do grupo de dissindentes, que estava em greve de fome há 82 dias. Esta foi uma das primeiras aparições de Fidel após doença que o manteve afastado por quatro anos da vida pública. (Foto: Presidência da República)


Fidel Castro, já bastante recuperado de uma diverticulite, doença infecciosa no intestino que quase o matou, se reúne com grupo de intelectuais cubanos e estrangeiros que frequentavam a Feira Internacional do Livro de Havana, em Havana, Cuba, em fevereiro de 2011. (Foto: AP)


Fidel Castro ao lado do atual presidente de Cuba e seu irmão, Raúl Castro, assiste ao 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), em abril de 2011. Raúl substituiu Fidel como primeiro-secretário do partido após doença do irmão, que assumia o cargo desde a fundação do partido, há 46 anos. (Foto: AP)


FONTE: YAHOO