domingo, 30 de maio de 2010

ANIVERSÁRIO DA CENTRAL DO CIDADÃO

Além da comprovada competência dos seus servidores, vale ressaltar a presteza e a simpatia das belas moças que compõem o quadro da Central do Cidadão de São José de Mipibu


Amanhã, 31 de maio, estará completando 6 anos de prestação de serviço à comunidade mipibuense e de municípios vizinhos, a Central do Cidadão de São José de Mipibu.

A Central do Cidadão é um programa criado e executado pelo Governo do Estado, em parceria com diversos órgãos da esfera federal, estadual, municipal e também com a iniciativa privada, para executar uma política de prestação de serviços ao cidadão.

Em São José de Mipibu a Central foi inaugurada na gestão do prefeito Arlindo Dantas e da governadora Wilma de Farias.

Seu quadro atual é composto por 52 servidores, que tem como missão atender bem o usuário, respeitando-o nos seus direitos de pessoa humana e de cidadão, prestando-lhe serviços de qualidade, com convicção de estar cumprindo um dever ético da organização que, assim, contribuí para a melhoria efetiva do serviço público e realização da cidadania plena.

Em pesquisa realizada pela CODACI / SEJUC ,órgão dom governo do estado, a Central do cidadão de São José de Mipibu ficou em 2º lugar, pelo bom atendimento a população.

A central tem como principais lemas a qualidade, a dedicação e a competência.

O estado do Rio Grande do Norte dispõe hoje de 23 unidades de Central do Cidadão.


DADOS DE ATENDIMENTOS NOS SEIS ANOS


AGN- 8.457
BANCO CIDADÃO- 289.428
CAERN- 11.021
COSERN- 68.850
DETRAN- 55.639
DRT- 34.955
FOTO-XEROX- 110.399
ITEP- 58.119
PROCON- 11.285
JUNTA MILITAR- 12.285
SET- 9.795
SINE- 20.659
OI – 8.809
CPF- 4.423
DAI- 58.893 *
SALÃO- 1.584 *
SEMUT- 619 *

TOTAL GERAL: 765.118 (até 30 de abril).



ATIVIDADES COMEMORATIVAS


Dia 06 - Café da Manhã.
Dia 08 - distribuição de mensagens para as mães.
Dia 23 - Confraternização esportiva entre Servidores / familiares /colaboradores / comerciantes e amigos.
Dia 27 - Páscoa / Jantar
Dia 31 - Aniversário de 6 anos da central.
Dia 05 / 06 – Comemoração do Aniversário e Festa de São João no Forró da Olho Dágua. ( Fazenda Olho Dágua).

Este post teve a coloboração de Francisco Palhano (Maninho).

DIA DOS NAMORADOS - PROMOÇÕES DE LÊDA EMPÓRIO


TÚNEL DO TEMPO - COPA DO MUNDO 2002

Famílias inteiras saíram na folia pelas ruas da cidade, comemorando mais uma vitória da seleção - Copa do Japão/Coréia-2002.

Até o início da Copa do Mundo da África, no próximo mês, o blog estará publicando diariamente na seção Túnel do Tempo, uma fotografia de flagrantes das comemorações das últimas copas, ocorridas aqui pelas praças, avenidas, ruas e becos da aldeia dos Mipibus.

As referidas fotos fazem parte do meu acervo particular, que, a partir de agora, terei o prazer de compartilhar com todos os mipibuenses, e, porque não dizer, com toda a NAÇÃO VERDE-AMARELA.

GREVE NA EDUCAÇÃO - PROPOSTAS NÃO ATENDEM CUMPRIMENTO DA LEI 008/2010

Sem acordo, professores continuam de braços cruzados

Entrando para quarta semana de greve, os professores de São José de Mipibu, não admitem outra proposta que não seja o cumprimento da Lei 08/2010.

Na última semana, essa entidade teve duas reuniões com a prefeitura, mas não houve aceno para o cumprimento da Lei.

Na terça feira, dia 25, quem nos recebeu foi o vice-prefeito, Dr. Arízio Fernandes, no entanto, a proposta apresentada dividia um mês em sete, ou seja, implantava a lei em sete meses, ficando 11 (onze) meses de retroativo. Apesar da boa intenção do vice-prefeito, ficou evidente que a prefeitura estava querendo enganar a categoria.

Sem proposta de implantação da lei, os educadores decidiram pela continuidade da greve.

No dia 27 quinta-feira, chega ao sindicato outra proposta, e que também não contemplava os anseios dos professores.

Sem entender o conteúdo do ofício, buscamos a prefeitura na sexta pela manhã, e através das explicações da controladora do município, “Zai”, tentarmos compreender os cálculos.

A intenção era colocar um abono em nossos salários, contemplando apenas 50% dos servidores da educação.

Nessa mesma reunião, sentimos que o nosso movimento tem surtido efeito, pois fica claro a preocupação do “poder” com a greve, fazendo referência a feijoada que havíamos planejado para arrecadar fundos para educação.

Diante de tudo, reafirmamos que não aceitamos outra proposta que não seja, o cumprimento da Lei, no entanto, somos conscientes que nem tudo que almejamos será possível nesse momento, pois estamos acompanhando a entrada de recursos no município e temos a clareza que há possibilidade de implantação da Lei neste mês, e compreendemos que o retroativo pode ser dividido.

A feijoada em prol da educação foi sucesso absoluto, a sociedade mipibuense se fez presente apoiando o movimento dos professores.

Os próximos passos sugeridos, foram a panfletagem casa à casa, esclarecendo quem são os verdadeiros causadores dessa greve, além de um cinema na praça mostrando a realidade da educação do nosso município.

Está também marcada para o dia 31, segunda feira, às 14:00 horas, uma audiência com a promotoria pública, onde esperamos que nessa, o poder municipal, acorde cumprir a Lei, e que essa celeuma tenha fim, evitando o desgaste para que os filhos mipibuenses voltem a estudar.
Núcleo Sindical

AÇÕES BENEFICENTES - APRESENTAÇÃO DA CIA DE DANÇA DO TEATRO ALBERTO MARANHÃO


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Fundação José Augusto, apresentam a Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão que fará uma apresentação dia 7 de junho às 20h no TAM.

A renda será revertida em ações beneficentes no Instituto Ponte da Vida através do Rotary Clube de Natal Petrópolis.
Fonte: FJA.

sábado, 29 de maio de 2010

AGENDA CULTURAL - O QUE VAI ROLAR NA ALDEIA


A agenda cultural do blog é uma gentileza de BASTINHO DA CIGARREIRA.

Figura extrovertida e bem informada, sobre tudo o que se passa pelos agitos dos finais de semana na aldeia dos Mipibus e adjacências.



SABADÃO - 29/05



- FORRÓ DO PORTUGA - ESTRADA DO BOMFIM

-DEDIM GOUVEIA E LUZ DE PRATA


- FESTA DA FARINHA - COBÉ


- PÉ DE URTIGA
- FORRÓ DO BOM


-SANFONA BRANCA


-BALADÕES DO FORRÓ
-JR. GALOPE



DOMINGUEIRAS - 30/05

-PLAZA BAR - TANCREDO NEVES

-BANDA DO PLAZA


-SANFONA BRANCA - TANCREDO NEVES

LTIMA HORA


-P. A. CLUBE - CENTRO

-DANCING MUSIC

TÚNEL DO TEMPO - COPA DO MUNDO 2002

O dia ainda estava amanhecendo e Rogério, Júlio Filho, Norma Ferreira (atual prefeita) e Lucas festejam mais uma vitória do Brasil pelas ruas de Mipibu - Copa do Japão/Coréia - 2002. (Observem que todo mundo estava com a forma física em dia).

Até o início da Copa do Mundo da África, no próximo mês, o blog estará publicando diariamente na seção Túnel do Tempo, uma fotografia de flagrantes das comemorações das últimas copas, ocorridas aqui pelas praças, avenidas, ruas e becos da aldeia dos Mipibus.

As referidas fotos fazem parte do meu acervo particular, que, a partir de agora, terei o prazer de compartilhar com todos os mipibuenses, e, porque não dizer, com toda a NAÇÃO VERDE-AMARELA.

PRESERVAÇÃO E MEMÓRIA - THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO É REABERTO APÓS REFORMA

O presidente Lula com o Governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e a atriz Marieta Severo

O Theatro Municipal reabriu oficialmente após um ano e meio fechado para reforma, com um evento, na última quinta-feira (27/5), que contou com a presença do presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. A Petrobras foi uma das principais patrocinadoras da restauração, que recuperou a fachada original e o interior do Theatro centenário e ainda modernizou os equipamentos do palco.

O presidente da República agradeceu o apoio dos patrocinadores por devolver ao Rio de Janeiro a casa reformada. "Vocês restauraram não apenas um teatro, mas um patrimônio cultural que não tem preço. O Theatro Municipal voltou a ser uma casa extraordinariamente bonita igual a qualquer outra do mundo", destacou o presidente.

A Theatro passou por 850 dias de obra, parte do tempo em funcionamento. Trabalharam na obra 915 profissionais, sendo 350 restauradores e 565 profissionais de construção civil. Foram usados 758m2 de mármore e 219 mil folhas de ouro para devolver ao Theatro o brilho original de 1909, data de sua inauguração.

A atriz Marieta Severo foi a mestre de cerimônia do evento e conduziu a apresentação de grandes nomes da música clássica e do balé nacional. O coro e a orquestra sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro abriram o evento com o Hino Nacional, sob a regência do Maestro Roberto Minczuc.

Em seguida, a orquestra apresentou a ópera Lo Shiavo de Carlos Gomes, com a regência do Maestro Silvio Viegas. O pianista Nelson Freire tocou A Lenda do Caboclo, de Heitor Villa Lobos, e Barcarolla op. 60, de Frédéric Chopin. Também foi apresentado o Balé Something Special, com coreografia de Dalal Achcar e música Ernesto Nazareth, Ana Botafogo e Andrea Volpintesta como solistas e Arthur Moreira Lima ao piano. A orquestra sinfônica e o coro do Theatro Municipal encerraram o evento com seleções da ópera o trovador, de Giuseppe Verdi, sob regência do Maestro Roberto Minczuk.


Do lado de fora do Theatro, a Petrobras montou três caixas de música gigantes na calçada, com estátuas vivas representando uma bailarina do Lago dos Cisnes, uma cortesã da ópera La Traviatta e um nobre da ópera Don Giovanni. Foi uma homenagem da Petrobras ao Theatro Municipal. A companhia também colocou três duplas de atores vestidos de bailarina e maestro distribuindo cartões com ilustração do Municipal aos convidados.

Fonte: Portal Petrobras.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

EDUCAÇÃO EM GREVE - PROFESSORES PROTESTAM COM FEIJOADA NA PRAÇA MONSENHOR PAIVA

Fotos: Prof. Edmilson Melo
Feijoada foi o ponto final dos protestos de hoje

Na assembléia de hoje os representantes do sindicato falaram para a categoria sobre o resultado da última reunião, realizada hoje pela manhã, com os representantes da prefeitura.

Mais uma vez eles apresentaram uma proposta que não corresponde aos anseios dos professores.

A referida proposta (na verdade um abono), contemplaria apenas os professores recém-concursados, mas os que estão na letra D em diante, não teriam vantagem alguma.

O sindicato retrucou que a proposta seria aceita se não envolvesse todo o quadro de profissionais. Com isso percebeu-se que, na verdade, a prefeitura está tentando dividir a categoria.

Segundo Joaquim Tomé – presidente do Núcleo Sindical, a prefeitura foi notificada pelo Ministério Público para dar uma resposta sobre a implantação do plano até segunda-feira (dia 31).

Após a assembléia houve uma caminhada até a praça Monsenhor Paiva, localizada no centro de São José de Mipibu, onde aconteceu uma feijoada dançante e beneficente no valor simbólico de R$ 1,00, sendo prestigiada pelos professores, alunos, pais, etc.

O sindicato entregou uma nota a população e falou em carro de som sobre a má administração da prefeita, e de como isso afeta a educação. Também falou que hoje o repasse da educação já chega quase a R$ 1.300.000,00. (hum milhão e trezentos mil reais).

A greve prossegue.

Na próxima terça-feira (às 8:00h) acontecerá uma assembléia onde serão discutidos os próximos encaminhamentos da paralização.

O sindicato pretende, na próxima semana, fazer o CINEMA POPULAR (com pipoca grátis) projetando em um telão no centro de Mipibu, imagens das escolas municipais sucateadas.

Veja abaixo alguns flashes do evento.

Além dos Professores, pais e alunos também participaram

A fila chegou a dobrar na praça

Este post teve a colaboração do prof. Edmilson Melo (Dunga).

ASAS DA CULTURA - COMPANHIA DE TEATRO DE SANTA CRUZ ESTÁ ENTRE FINALISTAS


Companhia Teatral Arte Viva, de Santa Cruz, interior do Rio Grande do Norte, está entre as 31 propostas, dentre as 54 enviadas para a 2ª edição do Prêmio ASAS – Cultura Viva 2010, da Secretaria de Cidadania e Cultura do Ministério da Cultura.

As 31 propostas habilitadas contemplam Pontos de Cultura das regiões Sudeste (15), Nordeste (11), Sul (3) e Centro-Oeste (2). A maior incidência ficou no estado do Rio de Janeiro (7), seguido de São Paulo (5) e Alagoas (4). O investimento do MinC na premiação é de R$ 2,4 milhões.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

GREVE DOS PROFESSORES - CARTA ABERTA


CARTA ABERTA A POPULAÇÃO MIPIBUENSE

Greve dos professores. De quem é a culpa?


Iremos aqui fazer uma retrospectiva histórica que culminou com a greve dos professores em 2010. Vejamos, a prefeita, Norma Ferreira encaminhou a câmara municipal, no final do ano passado, um projeto de lei complementar que regulamenta a vida profissional do magistério público municipal.

Naquele momento, o projeto não atendia as necessidades da classe, no entanto, os professores em conjunto com seus representantes, tentaram melhorar o projeto de lei em pauta na Câmara, sendo possível graças a colaboração dos três vereadores de oposição, e ainda com a intervenção da Promotoria Pública, que intermediou alguns pontos divergentes presentes no projeto.

Desta forma, a matéria foi aprovada pela Câmara e sancionada pela Prefeita no dia 25 de março de 2010.

Para supressa da categoria do magistério público municipal e de seus representantes, chegou a notícia que a gestora não iria cumprir o compromisso firmado na lei que ela sancionou, alegando que não existem recursos suficientes para honrar o compromisso.

Estudos feitos por este núcleo sindical, e a comprovação da melhoria dos recursos federais desmentem a justificativa da prefeita, já que houve um aumento de 27% no repasse do mês de maio para o FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

A falta de compromisso fica evidente, quando nas audiências com este núcleo, não se apresenta proposta concreta que venha atender o cumprimento da Lei.

O que na verdade está acontecendo é falta de iniciativa política e o compromisso por parte da prefeita. Por outro lado ela quer fazer uma festa que subtrai dos cofres públicos, mais de 150 mil reais, priorizando mais a futilidade, do que a educação.

Está na hora do executivo parar de brincar com esta categoria, isso só irá acontecer quando o poder colocar a educação como prioridade do seu governo.

E com quase 30 dias de greve, percebe-se que o poder executivo municipal não tem se empenhado em resolver a situação, usurpando o direito fundamental dos filhos dos trabalhadores mipibuenses à educação.

Aqui fica o apelo para que as autoridades competentes, vereadores da Câmara municipal, promotoria e prefeitura dêem uma maior atenção à educação pública deste município.

Por Joaquim Tomé Ribeiro

TUNEL DO TEMPO - COPA DO MUNDO 2006

Com muito esforço a turma conseguiu enquadrar o bandeirão na frente da Igreja Matriz - Copa da Alemanha-2006

Até o início da Copa do Mundo da África, no próximo mês, o blog estará publicando diariamente na seção Túnel do Tempo, uma fotografia de flagrantes das comemorações das últimas copas, ocorridas aqui pelas praças, avenidas, ruas e becos da aldeia dos Mipibus.

As referidas fotos fazem parte do meu acervo particular, que, a partir de agora, terei o prazer de compartilhar com todos os mipibuenses, e, porque não dizer, com toda a NAÇÃO VERDE-AMARELA.

FESTIVAL VISÕES PERIFÉRICAS - INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 30 DE JUNHO


Estão abertas até o dia 30 de junho as inscrições para o Festival Visões Periféricas 2010. Este ano o festival que chega a sua 4ª edição realiza quatro mostras competitivas (Visorama, Fronteiras Imaginárias, Tamonjuntoemisturado e Imagens Remix) e ainda duas mostras temáticas (Cinema da Gema e Periferia Animada).

Para as competitivas serão distribuídos 16 mil reais em prêmios. As mostras serão exibidas em salas de cinema e também na internet.

O festival também segue com a mostra internacional Ibero-americana que irá reunir filmes realizados em contexto de formação em audiovisual em escolas, cursos e oficinas localizados nos países dessa região.

Os realizadores interessados em se inscrever devem ler atentamente o regulamento e escolher a opção de mostra em que melhor se encaixa a sua obra.

O Festival Visões Periféricas 2010 será realizado no mês de outubro com data e local a serem divulgados em breve pela Organização do evento. Conta com o patrocínio da Oi e da Petrobras.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

TÚNEL DO TEMPO - COPA 2006

Seu Manoel dos Móveis comanda uma turma de brasileiríssimas pelas ruas da cidade - Copa da Alemanha-2006


Até o início da Copa do Mundo da África, no próximo mês, o blog estará publicando diariamente na seção Túnel do Tempo, uma fotografia de flagrantes das comemorações das últimas copas, ocorridas aqui pelas praças, avenidas, ruas e becos da aldeia dos Mipibus.

As referidas fotos fazem parte do meu acervo particular, que, a partir de agora, terei o prazer de compartilhar com todos os mipibuenses, e, porque não dizer, com toda a NAÇÃO VERDE-AMARELA.

ARTIGO DO PADRE MATIAS SOARES

Padre Matias Soares


PENSAR COM A IGREJA


“Quem está com a Igreja está com o Povo, quem está contra o Povo está contra a Igreja”. Eis uma afirmação teológica e politicamente razoável. A Igreja é o Povo de Deus (cf. Lumen Gentium, cap. II). Ela é a congregação dos consagrados a Deus, em Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo. Ela é o Corpo de Cristo (cf. CIC, 787-89). Esta comparação da Igreja com o corpo projeta uma luz sobre os laços íntimos entre a Igreja e Cristo. Ela não é somente congregada em torno dele; é unificada nele, no seu corpo (idem). Uma das muitas belezas da Igreja é comunhão. A fonte desta é a Trindade. Por isso que, historicamente ela está no mundo para evangelizar e tal ação consiste em anunciar o eterno amor de Deus pelos seus filhos. Eis um ponto que merece uma conseqüencial afirmação: “por mais pecadores que o sejamos, nenhum de nós, seres humanos, é filho do Mal; mas somos filhos de Deus”.

“A Igreja é, em Cristo, como que o sacramento ou sinal e instrumento da união com Deus e da unidade de todo o gênero humano (cf. LG, n. 1)”. Qual é a outra instituição que tem tal princípio como base segura para consecução da unidade na diversidade? A política como atitude humana e estatal de gerenciar a “res publica” passa por uma forte crise paradigmática. Há uma profunda e preocupante carência de lideres e políticos que tenham uma visão “eclesial” do simbólico presente na religião como meio de realização do que é coletivo. O individual é apolítico. Sem abertura para o Outro que mostra sua face na e com a comunidade não é possível uma prática pessoal que vise a sociedade. O caminho para uma ética do Bem Comum pode ser pensado, na atualidade, com esta proposta epistemológica. Quem ataca o que é corporificado é o vírus. A ação política das e nas comunidades está virulenta. Tal postura torna o corpo doente e mata as possibilidades de vida. A justiça gera a paz, que por sua vez, promove a vida. O desrespeito das condições que a dignificam não matam a Deus; mas destroem a Humanidade e seu habitat natural.

A Igreja, hoje, é chamada, mais uma vez, a ser profética ao defender a pessoa. Quem não respeita o que é comum e próprio da pessoa perfura com uma lança o coração de Cristo e o coração da Igreja. Por isso, pensemos com a Igreja e como a Igreja quando a mesma cuida e fala em favor da pessoa humana e quando estar ao lado dela, ou seja, sempre! Os solipsistas de plantão estão se perdendo e vão se perder ainda mais. Hoje quem não se une a Alguém perde o sentido do humano. O mundo está gritando por Deus porque não escuta sua Palavra. Existe uma confusão do que é subjetivo e do que é objetivo. Eis um dos dilemas filosóficos da Posmodernidade. O Homem precisa conciliar os dois mundos; contudo, não sabe como fazê-lo, nem por onde buscá-lo. O Cristianismo, ou mais propriamente Jesus Cristo, tem a resposta. Ela é radical porque tem um fundamento, que não se confunde com o fundamentalismo. A verdade de Cristo é a aquela da Revelação do amor amante e do amor que deve ser amado. A Humanidade necessita de lugares de encontro com esta verdade de Deus. O questionamento é: quem pode oferecê-los? A Igreja, pela sua Tradição kairótica, deve manifestar a bondade de Deus no tempo atual, sendo com o Povo e no meio do Povo este sacramento universal de salvação.


Por isso, podemos categoricamente dizer que quem está contra a Igreja está contra o Povo; pois a Igreja é o Povo constituído por cada pessoa humana, deste a sua concepção até a sua morte natural. Os cristãos não podem dispensar esta real possibilidade eclesial e política. Assim o seja!


Pe. Matias Soares Pároco de São José de Mipibú-RN

PREFEITURA QUER MOBILIZAÇÃO DO SINDICATO PARA SOLUCIONAR O DÉFICIT FINANCEIRO


Depois que a prefeitura jogou a responsabilidade para entidades sindicais angariar recursos junto ao Poder Federal, como no ofício acima enviado a este sindicato, o que nunca se viu na história deste país, um(a) prefeito(a) abdicar de suas atribuições. Diante das prerrogativas atribuídas às entidades, esse núcleo resolveu fazer sua tarefa.

C O N V I T E

O sindicato dos trabalhadores em educação de São Jose de Mipibu convida a toda população para uma grande assembléia nesta sexta feira dia 28 de maio de 2010, que sairá da Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo a partir das 8:00 horas em caminhada pelas ruas da cidade e terminará com uma feijoada dançante e beneficente no valor simbólico de R$ 1,00 (hum real), a partir das 10 horas, na Praça Monsenhor Paiva.


O valor arrecadado será destinado à educação pública de São José de Mipibu.
Contamos com sua presença, pois a educação de nosso município depende de cada um de nós.

NÚCLEO SINDICAL - SINTE/RN

terça-feira, 25 de maio de 2010

TUNEL DO TEMPO - COPA DO MUNDO 2006

Júlio Filho estende o bandeirão com as crianças na concentração - Copa da Alemanha/2006

Até o início da Copa do Mundo da África, no próximo mês, o blog estará publicando diariamente na seção Túnel do Tempo, uma fotografia de flagrantes das comemorações das últimas copas, ocorridas aqui pelas praças, avenidas, ruas e becos da aldeia dos Mipibus.

As referidas fotos fazem parte do meu acervo particular, que, a partir de agora, terei o prazer de compartilhar com todos os mipibuenses, e, porque não dizer, com toda a NAÇÃO VERDE-AMARELA.

EDUCAÇÃO - NÃO HOUVE ACORDO NA RODADA DE NEGOCIAÇÕES E GREVE CONTINUA

Foto: Núcleo Sindical
Negociações foram feitas com o vice-prefeito Arízio Fernandes

Após mais uma rodada de negociações com a administração municipal, os coordenadores do Núcleo Sindical saíram, novamente, desapontados com a postura do poder executivo em não querer atender as reivindicações da categoria.

Desta vez tendo a frente das negociações o Vice-prefeito, Arízio Fernandes, e apesar da sua boa vontade em ouvir a coordenação deste Núcleo, não se chegou a um consenso.

Após a sugestão de várias propostas quanto à implantação da Lei, a decisão coube a Prefeita Norma Ferreira, que mesmo não estando presente na reunião, foi quem decidiu pela permanência da greve ao não aceitar as condições para implementar o Plano.

Salientamos que a participação do Ministério Público, através da Promotora Eliana Germano, tem contribuído para dirimir os entraves desse processo.

Atualmente a administração municipal tem a obrigação de responder até o dia 31/05/2010, como implementará a Lei, objeto de notificação encaminhada pelo próprio Ministério Público.

Com essa atitude, tomada pela prefeita Norma Ferreira, que não há possibilidade de cumprimento da lei, mesmo com um aumento de 27% na receita do município nesse mês, mostra o descaso com educação do nosso município.

Este Núcleo Sindical continua aberto ao diálogo para a solução deste impasse.

Coordenação do Núcleo Sindical SINTE/RN

segunda-feira, 24 de maio de 2010

TÚNEL DO TEMPO - COPA DO MUNDO 2006

Solange, Severina, Beto Emerenciano e Júlio Amaro puxam o bandeirão pelas ruas de Mipibu - Copa 2006/Alemanha

Até o início da Copa do Mundo da África, no próximo mês, o blog estará publicando diariamente na seção Túnel do Tempo, uma fotografia de flagrantes das comemorações das últimas copas, ocorridas aqui pelas praças, avenidas, ruas e becos da aldeia dos Mipibus.

As referidas fotos fazem parte do meu acervo particular, que, a partir de agora, terei o prazer de compartilhar com todos os mipibuenses, e, porque não dizer, com toda a NAÇÃO VERDE-AMARELA.

GREVE DOS PROFESSORES CONTINUA EM MIPIBU

Foto: Sinte/RN

Pela segunda vez os Educadores da rede municipal de São José de Mipibú entram em greve. A pauta principal é a implementação do Plano de Carreira, sancionado pela Prefeita Norma Ferreira.

Agora a Prefeita alega que o município não tem condições financeiras para implementar o Plano.

No entanto, o coordenador do núcleo do Sinte-RN de São José de Mipibu, professor Joaquim denuncia que a falta de dinheiro é causada pelo excesso de cargos comissionados. “Somando tudo passa dos R$ 32 mil, mensais”, contabiliza.


A diretoria estadual do Sinte-RN tem acompanhando e apoiado a luta dos colegas mipibuenses. Para Fátima Cardoso, falta vontade política por parte da Prefeita para resolver o impasse.

“Educação é prioridade. Se está faltando dinheiro para isso, é preciso cortar gastos em outras despesas, como é o caso dos cargos comissionados”, defende Fátima
.

FONTE: SINTE/RN


domingo, 23 de maio de 2010

NO VILA FOLIA - 13 MIL PESSOAS PRESTIGIAM FESTA PELA RECUPERAÇÃO DA SAÚDE DE IBERÊ

Governador Iberê comemora com aliados no Vila Folia

Em evento de comemoração pelo restabelecimento da sua saúde, realizado na tarde de hoje no Vila Folia, o governador Iberê Ferreira de Souza pediu aos aliados e correligionários que façam chegar em todas as localidades do estado do Rio Grande do Norte, as informações de que está bem de saúde e disposto em continuar a frente do Governo do Estado.

O governador declarou ainda que recebeu garantia dos seus médicos de que está curado do câncer do qual foi acometido, e que acredita na vitória na eleição deste ano.

Em seu discurso o governador Iberê fez uma retrospectiva de sua trajetória política, lembrando do começo de sua vida pública no antigo MDB, ao lado do ex-ministro Aluísio Alves.

Dentre os vários aliados presentes estavam a ex-governadora Vilma de Faria, o futuro companheiro de chapa da ex-governadora ao senado Hugo Manso, o ex-governador Geraldo Melo, o deputado federal João Maia; as deputadas federais Fátima Bezerra e Sandra Rosado; os deputados estaduais Fernando Mineiro, Arlindo Dantas, Márcia Maia, Larissa Rosado e Cláudio Porpino; e dezenas de prefeitos e vereadores de vários municípios do RN.

Abaixo postaremos alguns flashs da festa.


Iberê ouve discurso da ex-governadora Vilma de Faria

Ex-governador Geraldo Melo prestigiou o evento

Hugo Manso fez um discurso firme ao lado de líderes do PT

Hugo Manso, Fátima Bezerra, Mineiro e líderes do PT

João Maia líder do PR também marcou presença

O sanfoneiro/forrozeiro Dorgival Dantas animou a festa

TÚNEL DO TEMPO - COPA DO MUNDO 2002

Nano, Sérgio Macena e Catarina - Copa 2002/Coreia e Japão


Até o início da Copa do Mundo da África, no próximo mês, o blog estará publicando diariamente na seção Túnel do Tempo, uma fotografia de flagrantes das comemorações das últimas copas, ocorridas aqui pelas praças, avenidas, ruas e becos da aldeia dos Mipibus.

As referidas fotos fazem parte do meu acervo particular, que, a partir de agora, terei o prazer de compartilhar com todos os mipibuenses, e, porque não dizer, com toda a NAÇÃO VERDE-AMARELA.

CINE MAIS CULTURA - ASSOCIAÇÃO CULTURAL CAJUPIRANGA RECEBE KIT DO PROGRAMA


O programa Cine Mais Cultura começou a entrega dos kits para as instituições não governamentais do Rio Grande do Norte, contempladas através de edital da Fundação José Augusto / Ministério da Cultura.


Os kits contam com telão (4m x 3m), aparelho DVD player, projetor digital, mesa de som de quatro canais, quatro caixas de som, amplificador, dois microfones sem fio,
104 DVDs de obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil (filmes de ficção, documentário e animação em curta, média e longa metragens, de todas as épocas, para todos os públicos) à escolha de cada Cine.

O programa foi norteado por demandas apresentadas em diálogos com a sociedade civil, pelo Ministério da Cultura, sob orientação do Programa Mais Cultura.

Além de contribuir para a formação de platéias e o fomento do pensamento crítico, tendo como principal base obras audiovisuais brasileiras, o Cine Mais Cultura inaugura o Circuito Brasil, primeiro banco de dados habilitado a contabilizar o público do circuito não-comercial do país, capaz de emitir relatórios por filme, por unidade da federação, entre outros recortes.

Em São José de Mipibu a Associação Cultural Cajupiranga participa do projeto, e está entre as instituições que receberam os equipamentos na semana passada.

Em virtude do processo de cadastramento junto a Programadora Brasil, ainda estão pendentes de entrega apenas os DVDs.

A referida pendência já foi regularizada pela Associação e a entrega do material restante deverá acontecer nos próximos dias.

sábado, 22 de maio de 2010

DILMA SOBE E EMPATA COM SERRA


A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, atingiu sua melhor marca até hoje numa pesquisa Datafolha e está empatada com José Serra (PSDB). Ambos estão com 37%.

O levantamento foi realizado na semana passada com 2.660 entrevistas.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Marina Silva (PV) aparece com 12%.

Os que votam em branco, nulo ou em nenhum somam 5%. Indecisos são 9%.

Na comparação com a última pesquisa Datafolha, realizada em 15 e 16 de abril, Dilma teve uma alta de sete pontos percentuais -de 30% para 37%.

Já Serra caiu cinco pontos, saindo de 42% para os mesmos 37%.

Essa é a primeira vez que ambos aparecem empatados no Datafolha.

Fonte: Datafolha / Blog da Dilma.

O BRASIL JÁ TEM 180 MILHÕES DE CELULARES


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou esta semana que o Brasil possui mais de 180 milhões de celulares.

Para ser exato, 180.765.438.


Só em abril foram habilitadas 1,655 milhão de linhas.


Veja abaixo os percentuais das principais operadoras:

- Vivo - (30,14%)

- Claro (25,47%)

- Tim (23,72%)

- Oi (20,30%)

Fonte: ANATEL.

AGENDA CULTURAL - O QUE VAI ROLAR NA ALDEIA


A agenda cultural do blog é uma gentileza de BASTINHO DA CIGARREIRA.

Figura extrovertida e bem informada, sobre tudo o que se passa pelos agitos dos finais de semana na aldeia dos Mipibus e adjacências.



SABADÃO - 22/05



-FORRÓ DA OLHO D'ÁGUA

-JORGE DE ALTINHO
-ELIANE
-OS NONATOS


-OPÇÃO BAR

-MAÇÃ COM MEL
-PRETO SÁ


DOMINGUEIRAS - 23/05


-COSTELÃO BAR - (LARANJ. DOS COSMES)

-PAULINHO FORROZEIRO
-LUZ DE PRATA

ANIVERSÁRIO DO FORRÓ DA OLHO D'ÁGUA


O Forró da Olho d’ Água, comemora neste sábado (22 de maio), seu aniversário de cinco anos e quem ganha é o público com muito forró pé-de-serra.

As atrações são os cantores Jorge de Altinho, Eliane e os Nonatos.


Ingressos:


Conveniência do posto Novo Horizonte: 3217.7778
Loja Cantão CCAB Norte): 3202.7382

Cigarreira do Bastinho – (Em frente à igreja matriz de Mipibu)


sexta-feira, 21 de maio de 2010

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA - COMUNIDADES QUILOMBOLAS



FOTOGRAFIAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS

Está aberta na Galeria Newton Navarro que fica na sede da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), a Exposição com temática Quilombola. As fotografias compõem o documentário, inédito, de 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos, realizado pelo fotógrafo documentarista André Cypriano.

As fotografias ficarão expostas de 21 de maio a 18 de junho, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. A exposição já visitou mais de 15 cidades brasileiras. A Galeria é localizada na (Rua Câmara Cascudo, 434 - Ribeira). Informações: http://www.funcarte.blogspot.com/

quinta-feira, 20 de maio de 2010

REMANEJAMENTO DO GOVERNO - MINEIRO AFIRMA QUE GETÚLIO REGO "PASSOU DOS LIMITES"

Deputado Fernando Mineiro


O líder do DEM na Assembleia Legislativa, deputado Getúlio Rego, ameaça usar manobras do regimento interno da Casa para adiar ainda mais a votação do projeto por meio do qual o governo do estado solicita aumento da margem de remanejamento do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2010 em 6,85%. A primeira atitude do deputado com o objetivo de protelar o andamento da matéria foi pedir vistas do projeto durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na última terça-feira.

No mesmo dia o deputado entrou com um requerimento solicitando informações mais detalhadas sobre todos os créditos que o governo do estado encaminhou à Assembleia. O prazo de 72 horas para Getúlio devolver o processo à CCJ expira amanhã. Caso o deputado não devolva o projeto em tempo hábil, a CCJ pode aprovar a matéria. Entretanto, Getúlio afirmou, ontem, que se o governo não encaminhar o detalhamento solicitado, através da comissão, até o início da sessão desta quinta-feira, ele vai "utilizar manobras do regimento interno para adiar a votação do projeto".


Questionado sobre quais artifícios seriam usados para forçar o governo a informar os dados pedidos, o líder do DEM preferiu não adiantar. "Por enquanto não posso falar nada para não atrapalhar meus objetivos", disse. Embora Getúlio tenha garantido que se o governo não encaminhar o detalhamento até hoje, ele tomará uma nova iniciativa em relação ao projeto já durante a sessão plenária.

Na avaliação do deputado Fernando Mineiro (PT), os dados pedidos pelo líder do DEM têm apenas a intenção de protelar a aprovação da matéria encaminhada pelo governo. "Infelizmente o deputado Getúlio está usando o regimento interno para adiar a decisão sobre o pedido do Executivo", destacou. Mineiro acredita que a decisão do líder do DEM não é o sentimento da maioria da Assembleia.

De acordo com deputados da base aliada, inúmeros projetos e ações do governo, inclusive pagamento de pessoal, podem ficar comprometidos caso o projeto não seja aprovado em curto prazo. Mineiro não confirmou se o novo detalhamento solicitado pelo deputado democrata será entregue. "Se o governo entregar os dados no outro dia ele pedirá outro detalhamento. Regimentalmente ele tem direito de fazer isso, mas politicamente o deputado já passou dos limites", opina Mineiro.



Agripino acha postura natural



Diante do comportamento dos deputados de oposição, que têm dificultado a votação da matéria governamental no plenário da Casa - projeto de lei que visa aumentar a margem de remanejamento de 5% para 11,85% -, o senador José Agripino Maia (DEM) considera natural a atitude dos parlamentares. "Os deputados têm autonomia para agir com base nos seus pontos de vista. Além disso, nunca houve interferência por parte da bancada federal em relação às posturas dos parlamentares da Assembleia Legislativa. Eles têm toda liberdade para se posicionarem de acordo com as circunstâncias. Inclusive já houve margem em percentuais diversos. Isso depende de cada momento da Assembleia e de acordo, principalmente, com as questões orçamentárias do estado, e das análises que os deputados fizerem do projeto. Mas isso é uma assunto da Assembleia Legislativa que tem toda liberdade de agir como quiser", declarou.

Reportagem - Erta Souza

Fonte: Diário de Natal

terça-feira, 18 de maio de 2010

AMANHÃ TEM CAMINHADA PELA EDUCAÇÃO

Núcleo Sindical convoca categoria


CAMINHADA PELA EDUCAÇÃO



O NÚCLEO SINDICAL DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU, CONVIDA TODA A POPULAÇÃO PARA UMA GRANDE CAMINHADA PELAS RUAS DA CIDADE, AMANHÃ DIA 19 (QUARTA-FEIRA) DE MAIO DO CORRENTE ANO, QUE SAIRÁ DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR SEVERINO BEZERRA DE MELO ÀS 8:00h.

VENHA, VAMOS LUTAR POR UM DIREITO QUE JÁ ESTÁ GARANTIDO.

LEI NÃO SE DISCUTE, CUMPRE-SE.


NÚCLEO SINDICAL DOS PROFESSORES DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU.

NÚCLEO SINDICAL COMPROVA - HOUVE AUMENTO NOS RECURSOS DO FUNDEB NESTE MÊS




RECURSOS DO FUNDEB TEM AUMENTO


O NÚCLEO SINDICAL DIVULGA DADOS OFICIAIS DO GOVERNO, QUE PROVA QUE O MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU DISPÕE DE RECURSOS PARA CUMPRIR A LEI COMPLEMENTAR 08/2010 EM VIGOR DESDE PRIMEIRO DE JANEIRO DESSE ANO.

NESTE MÊS, A RECEITA DOS MUNICÍPIOS TEM AUMENTADO, O QUE NÃO DÁ PRA ENTENDER É PORQUE, A PREFEITA NORMA FERREIRA, NÃO CUMPRE A LEI COMPLEMENTAR 08/2010 DE PLANO DE CARGO CARREIRA E SALÁRIOS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO.

PRA SE TER UMA IDEIA, NO MESMO PERÍODO DO MÊS DE ABRIL, ENTROU PARA OS COFRES PÚBLICOS MUNICIPAIS, RECURSOS DO FUNDEB, SEGUNDO DADO OFICIAL, SEGUE ABAIXO.



************************************************


SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil
DAF - Distribuição de Arrecadação Federal
SAO JOSE DE MIPIBU - RN


FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC

DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
06.04.2010 ORIGEM ICMS EST 4.294,22C

07.04.2010 ORIGEM IPVA 5.396,88C
ORIGEM ITCMD 419,64C
ORIGEM ICMS EST 12.882,67C
TOTAL: 18.699,19C

09.04.2010 ORIGEM IPI-EXP 574,15C
ORIGEM FPE 206.222,48C
ORIGEM FPM 130.253,19C
TOTAL: 337.049,82C

12.04.2010 ORIGEM ITR 42,89C

13.04.2010 ORIGEM ICMS EST 4.452,91C

14.04.2010 ORIGEM IPVA 13.649,78C
ORIGEM ITCMD 227,96C
ORIGEM ICMS EST 13.358,76C
TOTAL: 27.236,50C

TOTAIS ORIGEM ITR 42,89C
ORIGEM IPVA 19.046,66C
ORIGEM ITCMD 647,60C
ORIGEM IPI-EXP 574,15C
ORIGEM ICMS EST 26.241,43C
ORIGEM ICMS EST 8.747,13C
ORIGEM FPE 206.222,48C
ORIGEM FPM 130.253,19C

DEBITO FUNDO 0,00D
CREDITO FUNDO 391.775,53C


*******************************************************


JÁ NO MESMO PERÍODO DESTE MÊS (MAIO), VEJA COMO ANDA A RECEITA DO MUNICÍPIO.


********************************************************


SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil
18/05/2010 DAF - Distribuição de Arrecadação Federal 10:16:09
SAO JOSE DE MIPIBU - RN


FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC

DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
04.05.2010 ORIGEM ITR 7,21C
ORIGEM ICMS EST 29.436,65C
TOTAL: 29.443,86C

05.05.2010 ORIGEM IPVA 11.296,12C
ORIGEM ITCMD 479,78C
ORIGEM ICMS EST 88.309,98C
TOTAL: 100.085,88C

10.05.2010 ORIGEM IPI-EXP 656,55C
ORIGEM FPE 317.077,96C
ORIGEM FPM 200.271,17C
TOTAL: 518.005,68C

11.05.2010 ORIGEM ITR 25,66C
ORIGEM ICMS EST 4.541,39C
TOTAL: 4.567,05C

12.05.2010 ORIGEM IPVA 21.376,14C
ORIGEM ITCMD 495,91C
ORIGEM ICMS EST 13.624,20C
TOTAL: 35.496,25C

18.05.2010 ORIGEM ICMS EST 46.688,87C

TOTAIS ORIGEM ITR 32,87C
ORIGEM IPVA 32.672,26C
ORIGEM ITCMD 975,69C
ORIGEM IPI-EXP 656,55C
ORIGEM ICMS EST 101.934,18C
ORIGEM ICMS EST 80.666,91C
ORIGEM FPE 317.077,96C
ORIGEM FPM 200.271,17C

DEBITO FUNDO 0,00D
CREDITO FUNDO 734.287,59C



******************************************************


ISSO IMPLICA DIZER QUE NESTE MÊS, A PREFEITURA TEVE UM AUMENTO EM SUA RECEITA DE R$ 342.512,06 (TREZENTOS QUARENTA E DOIS MIL QUINHENTOS E DOZE REAIS E SEIS CENTAVOS). ISSO SÃO DADOS OFICIAIS DO GOVERNO FEDERAL QUE QUALQUER CIDADÃO MIPIBUENSE TEM ACESSO.

FONTE: NÚCLEO SINDICAL DE PROFESSORES DE SÃO JOSÉ DE MIPIBU.

CONVITE PARA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA ANIVERSÁRIO DO PADRE MATIAS E DA IRMÃ IVA

Padre Matias Soares


"Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque Tu, Senhor, não desamparas os que te buscam." (Sl 9,10).



C O N V I T E

Convidamos toda a comunidade paroquial para participar da Celebração Eucarística, que acontecerá no próximo dia 19/05 (quarta-feira), às 19:00h, na Igreja matriz, onde renderemos graças a Deus pelo aniversário natalício do nosso Pároco, Padre Matias Soares e da Irmã Iva Guedes, diretora do abrigo Anísia Pessoa.

Desde já agradecemos a presença de todos.


Frei José Rosa Alves
Vigário Paroquial

Alberto Bento de Oliveira
Articulador Paroquial

sábado, 15 de maio de 2010

AGENDA CULTURAL - O QUE VAI ROLAR NA ALDEIA


A agenda cultural do blog é uma gentileza de BASTINHO DA CIGARREIRA.

Figura extrovertida e bem informada, sobre tudo o que se passa pelos agitos dos finais de semana na aldeia dos Mipibus e adjacências.



SABADÃO - 15/05


-CAMARÃO - (BR-101)
SERESTA DANÇANTE
ALVIMAR FARIAS E CARLA PATRÍCIA

-PIZZARIA GIGA BYTE
GIOVANI MONTINI - VOZ E VIOLÃO

-BATISTÃO CASA SHOW-(CAMPO DE SANTANA)
BANDA ÚLTIMA HORA


-CLUBE DO ZEZÃO - (TIMBÓ)
DESMANTELO DO FORRÓ


-FORRÓ DO CLEMENTINO - (PRÓX. FÓRUM)
FORRÓ AO VIVO



DOMINGUEIRAS - 16/05

-PLAZA BAR - (TANCREDO NEVES)
SOM AO VIVO

-COSTELÃO BAR - (LARANJ. DOS COSMES)
SOM AO VIVO

EXPOSIÇÃO - DORIAN GRAY - ACERVO DO ARTISTA

Foto: Alexandro Gurgel



EXPOSIÇÃO DORIAN GRAY


A exposição “Dorian Gray – Acervo do Artista” é uma homenagem especial ao pintor, tapeceiro, gravador, e muralista que este ano, celebra oitenta anos de vida e sessenta de atividades artísticas.

A mostra apresenta 25 obras do acervo particular de Dorian Gray, datadas a partir dos anos cinqüenta, entre estas, obras que fizeram parte da sua primeira exposição individual.

Serviço:
Exposição: Dorian Gray – Acervo do Artista
Local: Palácio da Cultura – Praça Sete de Setembro, s/n – Centro
Data: Abertura 07 de maio, até 31 de julho

Fonte: FJA.

FLASHS - ANIVERSÁRIO DE ANTÔNIO RONALDO


Um bela e animadíssima festa para o nosso grande amigo Atônio Ronaldo, reuniu muita gente boa na praia da Redinha.

Dentre os muitos amigos, vários artistas prestigiaram o evento dando aquela famosa canja, afinal de contas, ninguém se nega a cantar na festa de um grande artista.

Ismael Alves

Clara Menezes

Ângela Freire

Donizete Lima

A representação abcedista

Com a representação de Mipibus

Com a irmã Rosa e amigos

Manassés Campos e a representação de Mipibus

Com João, Iracema e Rose

Brindando com os amigos

Com tia Nancy, mamãe Lourdes e a mana Rosa

Registramos também a presença de suas três grandes musas, Dona Lourdes (mãe), Nancy (tia) e Rosa (irmã), que vieram de Mossoró abraçar o seu queridinho.